Vol. 8, No 14 (2021)

VIII Seminário Nacional e IV Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional - Eixo 07

Eixo Temático 07 – Didática, Currículo e Formação de Professores

Sumário

Artigos

O MULTICULTURALISMO E A SUA INSERÇÃO NO CURRÍCULO PRESCRITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Adimara Fogaça Pereira Fernandes
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA INTERLIGADA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PDF
Adriana Ligia Miskalo, Mariliz Cristiane Rosalin, Eromi Isabel Hummel
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA – ALGUMAS LIÇÕES PDF
Alessandra Bueno De Grandi, Cácia Cristina França Rehem
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Aloisio Pereira Gonçalves Neto
INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIA: DIMENSÕES EDUCACIONAIS SOB O APORTE TEÓRICO DE EDGAR MORIN PDF
Ana Jaqueline Santos Souza, Moisés Nascimento Soares
RELATO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPEVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Andresa Cardozo Correia, Daiane Lopes Sampaio
A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PDF
Ângela Maria Solano de Moura, Larissa Hellen Morais de Queiroz, Thaís da Salete Gomes da Silva, Iure Coutre Gurgel
ENTRE A PLATÉIA E O PALCO ESCOLAR: MEMÓRIAS DE UMA GRADUANDA EM PEDAGOGIA ASPIRANTE A ARTE-EDUCADORA PDF
Beatriz Rodrigues Lima, Brenda Luara dos Santos de Souza
NARRATIVAS DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REFLEXÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PDF
Bruno Ribeiro Silva, Ádria Pires Bispo, Alday de Oliveira Souza, Francisco Antonio Rodrigues Setúval
A GRAMÁTICA NORMATIVA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR PARA OS TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO PDF
Caique Souza Alves, Maíra Avelar Miranda
O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS DE PROFESSORAS EXPERIENTES NA PANDEMIA PDF
Carolina Marini, Bruna Cury de Barros, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
O COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENTRE A AFETIVIDADE E A EFETIVIDADE DE UM TRABALHO VIRTUAL PDF
Charmenia Freitas de Sátiro, Schirley Reges Araújo, Adauto Lopes da Silva Filho, Fátima Maria Nobre Lopes
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM TEMPO PANDÊMICO: UM ESTUDO DE EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO E APRENDIZAGENS NARRATIVAS COM PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE CORDEIROS PDF
Daniela Gomes de Oliveira, Marilete Calegari Cardoso
REELABORAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM IGUAÍ/BA EM TEMPO DE COVID 19 PDF
Edcleide da Silva Pereira Novais, Daélcio Ferreira Campos Mendonça
FORMAÇÃO CONTINUADA E SABERES MOBILIZADOS POR PROFESSORAS ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO SUL DA BAHIA PDF
Edmila Silva de Oliveira, Kássia Hellen da Silva Santos, Eveline de Jesus dos Santos
DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
Edmila Silva de Oliveira, Denise Aparecida Brito Barreto
VYGOTSKY: SUA TEORIA E A CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO PDF
Eliane da Silva Lima, Jôsy de Souza Paixão Oliveira
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIENCIA DO PIBID-SUBPROJETO DE GEOGRAFIA PDF
Alice Angélica Mafra, Lauro do Carmo Pereira
AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E O CURRÍCULO: O ESTADO DA ARTE NA REVISTA ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (2015-2019) PDF
Elisângela Aguiar Oliveira Andrade, Fábio Santos de Andrade, Reginaldo Santos Pereira
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO AMBIENTE DA UESB PDF
Elvis Nathan Muniz Araújo, Luiz Claudio Meira Moreira, Patrícia Andrade de Souza
POR UMA ABORDAGEM DA INDISCIPLINA NO ENSINO GEOGRÁFICO PDF
Érica Vieira Souza, Glauber Barros A. Costa
O CURRÍCULO PÓS-CRÍTICO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO DISCURSIVO: UM DEBATE NA ESTEIRA COM MICHAEL FOUCAULT PDF
Eslayne Silva Boa Sorte, Reginaldo Santos Pereira
A INTENCIONALIDADE DOCENTE DE BOLSISTAS DO PIBID DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNEB/CAMPUS XII PDF
Eslayne Silva Boa Sorte, Rodrigo Boa Sorte da Silva, Glaurea Nádia Borges de Oliveira
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E AVALIAÇÃO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES PDF
Fábio Vasconcelos Araújo, Tiago Nicola Lavoura
AVALIAÇÕES EXTERNAS E CURRÍCULO: QUEM INDUZ E QUEM É INDUZIDO? PDF
Fabíola Lima Castro, Glauber Barros Alves Costa, Ana Luiza Salgado Cunha
SENSIBILIZAÇÃO DO BRINCAR NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO PROPOSITIVO DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA PDF
Fernando Peixoto de Souza, Marilete Calegari Cardoso
ASPECTOS CONCEITUAIS E HISTÓRICOS DA FÍSICA MODERNA: UM FOCO NA DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA NO ENSINO DE FÍSICA PDF
Gabriel Silva Santos, Uendel da Silva Oliveira Santos, Reinaldo Moreira De Aquino Junior, Carlos Takiya
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS ONLINE COMO RECURSO DIDATICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
Gabriela da Silva Fernandes
OFICINA ARTICULAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO DO PEDAGOGO DO PARFOR NO MUNICÍPIO DE CARAÍBAS-BAHIA PDF
Gilma Benjoino Oliveira, Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos, Marcolino Sampaio dos Santos, Niltânia Brito Oliveira
DESAFIOS E RECONSTRUÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
Gleisa Pereira de Souza Lima, Márcia Martins Ornelas, Gabrielle Araujo Costa, Lucas da Conceição Santos
PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUE FORMAÇÃO? PDF
Heidi Sirlei de Oliveira Lima, Maria Elizabete Souza Couto
A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: UM PARÊNTESE PARA ABORDAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB PDF
Igor Sousa Pereira, Claudionor Alves da Silva
BNCC E A ROTINA ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE AS ALTERAÇÕES, DESAFIOS E IMPACTOS DO NOVO ENSINO MÉDIO PDF
Ítalo Costa Vaz Santana, Reginaldo Santos Pereira
FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ATUALIDADE PDF
Jaciara de Oliveira Sant´Anna Santos, Andréia Cristina Freitas Barreto, Marcolino Sampaio dos Santos, Solange Balisa Costa
VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DO PIBID: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS PDF
Jaine Angélica Rodrigues, Karine Benevides da Silva, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Sandra Alves de Oliveira
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: O QUE DIZEM AS PESQUISAS? PDF
Janaína Alves de Oliveira Serejo, Nilma Margarida de Castro Crusoé
FORMAÇÃO DOCENTE E O TRABALHO PEDAGÓGICO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PDF
Jayne de Araujo Costa, Sirlene Prates Costa Teixeira
INFLUÊNCIAS DAS TENSÕES NA CONSTRUÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA-MENTORA INICIANTE PDF
Jéssica Francine Ferreira da Silva, Tarciana dos Santos Pinheiro, Aline Massako Murakami Tiba, Ana Paula Gestoso de Souza
O MOVIMENTO DE (RE)ELABORAÇÃO DOS REFERENCIAIS CURRICULARES BAIANOS NA ERA DA GOVERNAMENTALIDADE: ARTICULAÇÕES POLÍTICAS, DISPUTAS E INTERESSES PDF
João Paulo Lopes dos Santos
O ENSINO DESENVOLVIMENTAL COM ENFOQUE NA PEDAGOGIA PDF
Jôsy de Souza Paixão Oliveira, Eliane da Silva Lima
CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS PDF
Judácia da Silva Pimentel Carvalho, Reginaldo Santos Pereira
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PROPOSTA DE TRABALHO REALIZADA NO CURSO DE PEDAGOGIA PDF
Karen Alessandra Neves Aguiar, Larissa Monique de Souza Almeida Ribeiro, Sidinei de Jesus Queiroz, Vânia Aguiar Santos
CURSO DE PADAGOGIA DA UESB NA MODALIDADE PRESENCIAL (CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA) E MODALIDADE À DISTÂNCIA (CAMPUS DE ITAPETINGA): CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS PDF
Larissa Macieis de Jesus, Sheila Cristina Furtado Sales
TENDÊNCIAS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO EVENTO EBRAPEM PDF
Leide Costa Pereira dos Reis, Flaviana dos Santos Silva
A IMPORTÂNCIA DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PDF
Lilian Cristina Fonseca Menezes, Fátima Santa Fé Borges, Luciana Sedano, Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros
OS DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES(AS) RECÉM-FORMADOS(AS) E A ALFABETIZAÇÃO PDF
Lilian Cristina Fonseca Menezes, Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros
FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PDF
Luana Oliveira Santos, Sheila Cristina Furtado Sales
INTERDISCIPLINARIDADE E DOCÊNCIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA BAHIA: QUE FORMAÇÃO? PDF
Luana Santos Melo, Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros
UM DIAGNÓSTICO SOBRE A EFETIVIDADE DOS CURSOS DO PARFOR: A EXPERIÊNCIA DO DCHT/UNEB/CAMPUS XX – BRUMADO PDF
Lucas dos Santos Porto, Sílvia Lúcia Lopes Benevides
O “ESPAÇO CIÊNCIAS” COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS PDF
Luiz Carlos Marinho de Araujo
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA PDF
Márcia Lima Xavier
ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA TRABALHAR COM A DIVERSIDADE EM UM CURSO DE PEDAGOGIA PDF
Marcolino Sampaio dos Santos, Gilma Benjoino Oliveira, Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA PARCERIA PELA EDUCAÇÃO PDF
Margarete Pereira Fernandes Ribeiro, Susane Martins da Silva Castro, Marinalva Nunes Fernandes
NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA PDF
Maria Betânea Oliveira Ferraz
CURRÍCULO DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E A EMERGÊNCIA DO ENSINO REMOTO: CONFLITOS E CONSENSOS EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL PDF
Mariana Aguiar Manenti, Núbia Regina Moreira
EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM REDE: FIOS PENSANTES SOBRE O LIVRE BRINCAR PDF
Marilete Calegari Cardoso, Cristina D’ávila, Socorro Cabral Pereira, Layla Rocha Castro
PRÁTICAS DO ENSINO DA ÁREA DE LINGUAGENS NO CONTEXTO HOSPITALAR PDF
Marilu dos Santos Borba, Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros
FORMAÇÃO DOCENTE E A DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO COM A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA PDF
Marisete Alves da Silva Araujo, Dinalva de Jesus Santana Macêdo
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE LITERATURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PDF
Mateus Freire Santana Silva, Rayara Morais Sampaio, Manoela Freire Correia, Zeneide Paiva Pereira Vieira
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: A PESQUISA SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA NO ESTÁGIO EM CIÊNCIAS PDF
Matheus Bonfim Ribas, Priscila Silva de Figueiredo, Ana Paula Miranda Guimarães
A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE AULA DE CAMPO NO SISTEMA CABRUCA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE ECOLOGIA PDF
Matheus Lau Damasceno, Laís Santos Ventura, Marta da Silva Simões, André Luis Corrêa
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA COLABORAÇÃO PROFISSIONAL ENTRE PROFESSORES PDF
Michelly Vital da Silva, Itale Luciane Cericato
O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: A QUESTÃO DOS PROCESSOS IDENTITÁRIOS PDF
Mikael Jurandir da Silva, Valéria Prazeres dos Santos
LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PDF
Mikaelly Adrianne da Silva Targino, Iure Coutre Gurgel
PEDAGOGIA, GÊNERO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL? O QUE DIZEM AS PESQUISAS DO IBICT (2004-2018) PDF
Nilson Sousa Cirqueira, José Valdir Jesus de Santana, Flávia Cristina Batista Caires, Reginaldo Santos Pereira
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL DAS EGRESSAS DO CURSO DE LETRAS LÍNGUA ESPANHOLA – UNEB/CAMPUS I PDF
Núbia da Silva Cruz
PRÁTICA PEDAGÓGICA E ÓTICA DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNEB, CAMPUS VI PDF
Núbia Maria de Brito Silva, Maria Goreth e Silva Nery
EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: O QUE NOS DIZEM OS PROFESSORES? PDF
Patrícia Silva Lima, Talita Oliveira Duarte
8 OU 80? AUTORIAS DOCENTES E A PRÁTICA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PDF
Pedro Alves Castro, Dinah Vasconcellos Terra
OS SABERES DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: A REALIDADE DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA PDF
Rafaela Alves Silva, Nandyara Souza Santos Sampaio
MECÂNICA NEWTONIANA: UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA BASEADA NOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS PDF
Ramon Alves dos Santos, Felipe Santos Vieira Novaes, Ian Lima Santana, Carlos Takiya
A EXPERIÊNCIA É A MÃE DA CIÊNCIA? A RELAÇÃO ENTRE A EXPERIÊNCIA E A CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PEDAGOGOS DO PIBID EM ITAPETINGA-BA, NO ANO DE 2018/2019 PDF
Raquel da Silva Reis, Daelcio Ferreira Campos Mendonça
A EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA REDE PÚBLICA PDF
Rita Lee Lopes Vieira de Jesus
INCENTIVO À TITULAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB) PDF
Tainá dos Santos de Souza, Jenyffer Novais Oliveira, Rafaela Matos Dias, Lorena de Almeida Ribeiro
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC’s) COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR PDF
Tânia Maria de Carvalho Câmara Monte
SABERES E FAZERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PDF
Tânia Maria de Carvalho Câmara Monte
AS TENSÕES COMO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA INICIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Tarciana dos Santos Pinheiro, Jéssica Francine Ferreira da Silva, Aline Massako Murakami Tiba, Ana Paula Gestoso de Souza
GÊNERO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS MULHERES NA HISTÓRIA DA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL LANDULFO CARIBÉ EM JEQUIÉ – BAHIA PDF
Thais Jesus Bastos, Claudia de Faria Barbosa
RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PDF
Uilian dos Santos Santana, Diorleno Santos, Luciana Sedano
UMA BREVE ANÁLISE DA CATEGORIA GRAMATICAL “PREPOSIÇÃO” NO LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS E NA NOVÍSSIMA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA PDF
Victor Lima dos Santos, Maíra Avelar Miranda
CURRÍCULO E CULTURA NA PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PDF
Zenaura Sousa Sobrinho Pessoa, Núbia Regina Moreira, Nilma Margarida de Castro Crusoé