Eixo Temático 07 – Didática, Currículo e Formação de Professores
Sumário
Artigos
O MULTICULTURALISMO E A SUA INSERÇÃO NO CURRÍCULO PRESCRITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Adimara Fogaça Pereira Fernandes |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA INTERLIGADA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS | |
Adriana Ligia Miskalo, Mariliz Cristiane Rosalin, Eromi Isabel Hummel |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA – ALGUMAS LIÇÕES | |
Alessandra Bueno De Grandi, Cácia Cristina França Rehem |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Aloisio Pereira Gonçalves Neto |
INTERFACE ENTRE ARTE E CIÊNCIA: DIMENSÕES EDUCACIONAIS SOB O APORTE TEÓRICO DE EDGAR MORIN | |
Ana Jaqueline Santos Souza, Moisés Nascimento Soares |
RELATO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPEVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Andresa Cardozo Correia, Daiane Lopes Sampaio |
A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR | |
Ângela Maria Solano de Moura, Larissa Hellen Morais de Queiroz, Thaís da Salete Gomes da Silva, Iure Coutre Gurgel |
ENTRE A PLATÉIA E O PALCO ESCOLAR: MEMÓRIAS DE UMA GRADUANDA EM PEDAGOGIA ASPIRANTE A ARTE-EDUCADORA | |
Beatriz Rodrigues Lima, Brenda Luara dos Santos de Souza |
NARRATIVAS DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REFLEXÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA | |
Bruno Ribeiro Silva, Ádria Pires Bispo, Alday de Oliveira Souza, Francisco Antonio Rodrigues Setúval |
A GRAMÁTICA NORMATIVA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR PARA OS TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO | |
Caique Souza Alves, Maíra Avelar Miranda |
O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS DE PROFESSORAS EXPERIENTES NA PANDEMIA | |
Carolina Marini, Bruna Cury de Barros, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali |
O COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENTRE A AFETIVIDADE E A EFETIVIDADE DE UM TRABALHO VIRTUAL | |
Charmenia Freitas de Sátiro, Schirley Reges Araújo, Adauto Lopes da Silva Filho, Fátima Maria Nobre Lopes |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM TEMPO PANDÊMICO: UM ESTUDO DE EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO E APRENDIZAGENS NARRATIVAS COM PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE CORDEIROS | |
Daniela Gomes de Oliveira, Marilete Calegari Cardoso |
REELABORAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM IGUAÍ/BA EM TEMPO DE COVID 19 | |
Edcleide da Silva Pereira Novais, Daélcio Ferreira Campos Mendonça |
FORMAÇÃO CONTINUADA E SABERES MOBILIZADOS POR PROFESSORAS ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO SUL DA BAHIA | |
Edmila Silva de Oliveira, Kássia Hellen da Silva Santos, Eveline de Jesus dos Santos |
DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Edmila Silva de Oliveira, Denise Aparecida Brito Barreto |
VYGOTSKY: SUA TEORIA E A CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO | |
Eliane da Silva Lima, Jôsy de Souza Paixão Oliveira |
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIENCIA DO PIBID-SUBPROJETO DE GEOGRAFIA | |
Alice Angélica Mafra, Lauro do Carmo Pereira |
AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E O CURRÍCULO: O ESTADO DA ARTE NA REVISTA ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (2015-2019) | |
Elisângela Aguiar Oliveira Andrade, Fábio Santos de Andrade, Reginaldo Santos Pereira |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO AMBIENTE DA UESB | |
Elvis Nathan Muniz Araújo, Luiz Claudio Meira Moreira, Patrícia Andrade de Souza |
POR UMA ABORDAGEM DA INDISCIPLINA NO ENSINO GEOGRÁFICO | |
Érica Vieira Souza, Glauber Barros A. Costa |
O CURRÍCULO PÓS-CRÍTICO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO DISCURSIVO: UM DEBATE NA ESTEIRA COM MICHAEL FOUCAULT | |
Eslayne Silva Boa Sorte, Reginaldo Santos Pereira |
A INTENCIONALIDADE DOCENTE DE BOLSISTAS DO PIBID DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNEB/CAMPUS XII | |
Eslayne Silva Boa Sorte, Rodrigo Boa Sorte da Silva, Glaurea Nádia Borges de Oliveira |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E AVALIAÇÃO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES | |
Fábio Vasconcelos Araújo, Tiago Nicola Lavoura |
AVALIAÇÕES EXTERNAS E CURRÍCULO: QUEM INDUZ E QUEM É INDUZIDO? | |
Fabíola Lima Castro, Glauber Barros Alves Costa, Ana Luiza Salgado Cunha |
SENSIBILIZAÇÃO DO BRINCAR NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO PROPOSITIVO DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA | |
Fernando Peixoto de Souza, Marilete Calegari Cardoso |
ASPECTOS CONCEITUAIS E HISTÓRICOS DA FÍSICA MODERNA: UM FOCO NA DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA NO ENSINO DE FÍSICA | |
Gabriel Silva Santos, Uendel da Silva Oliveira Santos, Reinaldo Moreira De Aquino Junior, Carlos Takiya |
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS ONLINE COMO RECURSO DIDATICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Gabriela da Silva Fernandes |
OFICINA ARTICULAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO DO PEDAGOGO DO PARFOR NO MUNICÍPIO DE CARAÍBAS-BAHIA | |
Gilma Benjoino Oliveira, Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos, Marcolino Sampaio dos Santos, Niltânia Brito Oliveira |
DESAFIOS E RECONSTRUÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Gleisa Pereira de Souza Lima, Márcia Martins Ornelas, Gabrielle Araujo Costa, Lucas da Conceição Santos |
PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUE FORMAÇÃO? | |
Heidi Sirlei de Oliveira Lima, Maria Elizabete Souza Couto |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: UM PARÊNTESE PARA ABORDAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB | |
Igor Sousa Pereira, Claudionor Alves da Silva |
BNCC E A ROTINA ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE AS ALTERAÇÕES, DESAFIOS E IMPACTOS DO NOVO ENSINO MÉDIO | |
Ítalo Costa Vaz Santana, Reginaldo Santos Pereira |
FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ATUALIDADE | |
Jaciara de Oliveira Sant´Anna Santos, Andréia Cristina Freitas Barreto, Marcolino Sampaio dos Santos, Solange Balisa Costa |
VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DO PIBID: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS | |
Jaine Angélica Rodrigues, Karine Benevides da Silva, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Sandra Alves de Oliveira |
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: O QUE DIZEM AS PESQUISAS? | |
Janaína Alves de Oliveira Serejo, Nilma Margarida de Castro Crusoé |
FORMAÇÃO DOCENTE E O TRABALHO PEDAGÓGICO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS | |
Jayne de Araujo Costa, Sirlene Prates Costa Teixeira |
INFLUÊNCIAS DAS TENSÕES NA CONSTRUÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA-MENTORA INICIANTE | |
Jéssica Francine Ferreira da Silva, Tarciana dos Santos Pinheiro, Aline Massako Murakami Tiba, Ana Paula Gestoso de Souza |
O MOVIMENTO DE (RE)ELABORAÇÃO DOS REFERENCIAIS CURRICULARES BAIANOS NA ERA DA GOVERNAMENTALIDADE: ARTICULAÇÕES POLÍTICAS, DISPUTAS E INTERESSES | |
João Paulo Lopes dos Santos |
O ENSINO DESENVOLVIMENTAL COM ENFOQUE NA PEDAGOGIA | |
Jôsy de Souza Paixão Oliveira, Eliane da Silva Lima |
CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS | |
Judácia da Silva Pimentel Carvalho, Reginaldo Santos Pereira |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PROPOSTA DE TRABALHO REALIZADA NO CURSO DE PEDAGOGIA | |
Karen Alessandra Neves Aguiar, Larissa Monique de Souza Almeida Ribeiro, Sidinei de Jesus Queiroz, Vânia Aguiar Santos |
CURSO DE PADAGOGIA DA UESB NA MODALIDADE PRESENCIAL (CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA) E MODALIDADE À DISTÂNCIA (CAMPUS DE ITAPETINGA): CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS | |
Larissa Macieis de Jesus, Sheila Cristina Furtado Sales |
TENDÊNCIAS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO EVENTO EBRAPEM | |
Leide Costa Pereira dos Reis, Flaviana dos Santos Silva |
A IMPORTÂNCIA DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | |
Lilian Cristina Fonseca Menezes, Fátima Santa Fé Borges, Luciana Sedano, Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros |
OS DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES(AS) RECÉM-FORMADOS(AS) E A ALFABETIZAÇÃO | |
Lilian Cristina Fonseca Menezes, Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros |
FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | |
Luana Oliveira Santos, Sheila Cristina Furtado Sales |
INTERDISCIPLINARIDADE E DOCÊNCIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA BAHIA: QUE FORMAÇÃO? | |
Luana Santos Melo, Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros |
UM DIAGNÓSTICO SOBRE A EFETIVIDADE DOS CURSOS DO PARFOR: A EXPERIÊNCIA DO DCHT/UNEB/CAMPUS XX – BRUMADO | |
Lucas dos Santos Porto, Sílvia Lúcia Lopes Benevides |
O “ESPAÇO CIÊNCIAS” COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS | |
Luiz Carlos Marinho de Araujo |
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA | |
Márcia Lima Xavier |
ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA TRABALHAR COM A DIVERSIDADE EM UM CURSO DE PEDAGOGIA | |
Marcolino Sampaio dos Santos, Gilma Benjoino Oliveira, Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA PARCERIA PELA EDUCAÇÃO | |
Margarete Pereira Fernandes Ribeiro, Susane Martins da Silva Castro, Marinalva Nunes Fernandes |
NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA | |
Maria Betânea Oliveira Ferraz |
CURRÍCULO DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E A EMERGÊNCIA DO ENSINO REMOTO: CONFLITOS E CONSENSOS EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL | |
Mariana Aguiar Manenti, Núbia Regina Moreira |
EXPERIÊNCIA FORMATIVA EM REDE: FIOS PENSANTES SOBRE O LIVRE BRINCAR | |
Marilete Calegari Cardoso, Cristina D’ávila, Socorro Cabral Pereira, Layla Rocha Castro |
PRÁTICAS DO ENSINO DA ÁREA DE LINGUAGENS NO CONTEXTO HOSPITALAR | |
Marilu dos Santos Borba, Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros |
FORMAÇÃO DOCENTE E A DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO COM A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA | |
Marisete Alves da Silva Araujo, Dinalva de Jesus Santana Macêdo |
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE LITERATURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
Mateus Freire Santana Silva, Rayara Morais Sampaio, Manoela Freire Correia, Zeneide Paiva Pereira Vieira |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: A PESQUISA SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA NO ESTÁGIO EM CIÊNCIAS | |
Matheus Bonfim Ribas, Priscila Silva de Figueiredo, Ana Paula Miranda Guimarães |
A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE AULA DE CAMPO NO SISTEMA CABRUCA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE ECOLOGIA | |
Matheus Lau Damasceno, Laís Santos Ventura, Marta da Silva Simões, André Luis Corrêa |
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA COLABORAÇÃO PROFISSIONAL ENTRE PROFESSORES | |
Michelly Vital da Silva, Itale Luciane Cericato |
O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: A QUESTÃO DOS PROCESSOS IDENTITÁRIOS | |
Mikael Jurandir da Silva, Valéria Prazeres dos Santos |
LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
Mikaelly Adrianne da Silva Targino, Iure Coutre Gurgel |
PEDAGOGIA, GÊNERO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL? O QUE DIZEM AS PESQUISAS DO IBICT (2004-2018) | |
Nilson Sousa Cirqueira, José Valdir Jesus de Santana, Flávia Cristina Batista Caires, Reginaldo Santos Pereira |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL DAS EGRESSAS DO CURSO DE LETRAS LÍNGUA ESPANHOLA – UNEB/CAMPUS I | |
Núbia da Silva Cruz |
PRÁTICA PEDAGÓGICA E ÓTICA DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNEB, CAMPUS VI | |
Núbia Maria de Brito Silva, Maria Goreth e Silva Nery |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: O QUE NOS DIZEM OS PROFESSORES? | |
Patrícia Silva Lima, Talita Oliveira Duarte |
8 OU 80? AUTORIAS DOCENTES E A PRÁTICA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Pedro Alves Castro, Dinah Vasconcellos Terra |
OS SABERES DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: A REALIDADE DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA | |
Rafaela Alves Silva, Nandyara Souza Santos Sampaio |
MECÂNICA NEWTONIANA: UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA BASEADA NOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS | |
Ramon Alves dos Santos, Felipe Santos Vieira Novaes, Ian Lima Santana, Carlos Takiya |
A EXPERIÊNCIA É A MÃE DA CIÊNCIA? A RELAÇÃO ENTRE A EXPERIÊNCIA E A CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PEDAGOGOS DO PIBID EM ITAPETINGA-BA, NO ANO DE 2018/2019 | |
Raquel da Silva Reis, Daelcio Ferreira Campos Mendonça |
A EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA REDE PÚBLICA | |
Rita Lee Lopes Vieira de Jesus |
INCENTIVO À TITULAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB) | |
Tainá dos Santos de Souza, Jenyffer Novais Oliveira, Rafaela Matos Dias, Lorena de Almeida Ribeiro |
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC’s) COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Tânia Maria de Carvalho Câmara Monte |
SABERES E FAZERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | |
Tânia Maria de Carvalho Câmara Monte |
AS TENSÕES COMO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA INICIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Tarciana dos Santos Pinheiro, Jéssica Francine Ferreira da Silva, Aline Massako Murakami Tiba, Ana Paula Gestoso de Souza |
GÊNERO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS MULHERES NA HISTÓRIA DA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL LANDULFO CARIBÉ EM JEQUIÉ – BAHIA | |
Thais Jesus Bastos, Claudia de Faria Barbosa |
RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS | |
Uilian dos Santos Santana, Diorleno Santos, Luciana Sedano |
UMA BREVE ANÁLISE DA CATEGORIA GRAMATICAL “PREPOSIÇÃO” NO LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS E NA NOVÍSSIMA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA | |
Victor Lima dos Santos, Maíra Avelar Miranda |
CURRÍCULO E CULTURA NA PRÁTICA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO | |
Zenaura Sousa Sobrinho Pessoa, Núbia Regina Moreira, Nilma Margarida de Castro Crusoé |