Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UMA BREVE ANÁLISE DA CATEGORIA GRAMATICAL “PREPOSIÇÃO” NO LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS E NA NOVÍSSIMA GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Victor Lima dos Santos, Maíra Avelar Miranda

Resumo


Este breve ensaio se dispõe a analisar, com base na Nomenclatura Gramatical Brasileira (doravante NGB), a classe gramatical “Preposição”, nas obras Novíssima Gramática da Língua Portuguesa (2002), de Domingos Paschoal Cegalla e no livro didático Novas Palavras (2016), de Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio, distribuído no ensino médio de escolas públicas brasileiras, como componente curricular, fundamentado pela Política Pública dos Programas do Livro, utilizável por um período de três anos (2018, 2019 e 2020).

Texto Completo: PDF