Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: O QUE NOS DIZEM OS PROFESSORES?

Patrícia Silva Lima, Talita Oliveira Duarte

Resumo


Este trabalho tem como objetivo tecer algumas considerações acerca da Educação Inclusiva, a partir do contexto atual de ensino remoto, buscando analisar como está sendo realizado o acompanhamento pedagógico dos alunos com deficiência, no período de distanciamento social, provocado pela pandemia da COVID-19, em uma escola pública, da rede municipal de ensino, do município de Teixeira de Freitas, extremo Sul da Bahia. Parte dessa discussão é reflexo dos estudos realizados na disciplina de ‘Currículo e Formação Docente’, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, na qual foi possível refletir sobre os desafios postos às pessoas com deficiência nesse contexto de ensino remoto e não presencial. No referencial teórico, destacam-se algumas legislações importantes como a Declaração de Salamanca (1994), UNESCO (1994), a Constituição da República Federativa do Brasil (1988), a Resolução do Conselho Nacional de Educação (2020). Desse modo, sem a pretensão de esgotar o tema, a pesquisa pretende evidenciar os desafios encontrados pelos professores nesse contexto de ensino remoto e não presencial frente aos alunos com deficiência, bem como, corroborar com reflexões que possam colaborar com a prática pedagógica dos professores.

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