INCENTIVO À TITULAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
Tainá dos Santos de Souza, Jenyffer Novais Oliveira, Rafaela Matos Dias, Lorena de Almeida Ribeiro
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o processo de formação continuada de Professores em efetivo exercício da função no curso de Mestrado. O estudo está baseado na meta do Plano Municipal de Educação de Itapetinga-BA que trata sobre essa questão. Abordaremos questões sobre o possível incentivo do Município para essa titulação dos seus Professores em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).A pesquisa foi realizada a partir de um estudo de campo com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista realizada por meio do Google Meet, com duas docentes que fizeram esta formação. Discutimos questões relacionadas ao Plano Nacional de Educação (PNE, Lei n° 13.005/2014), dialogando sobre Avaliação e Monitoramento de instrumentos e planejamento e outros aspectos legais presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-9.394/96) e Constituição Federal (CF-1988) para compor nosso estudo. Os resultados demonstram que o Município em parceria com a UESB, mesmo diante das dificuldades, ofereceu condições que incentivam a titulação dos docentes em curso de Mestrado, contribuindo consequentemente para o atendimento da meta do atual PNE e PME (1.275/2015), o que pode ter acarretado a superação da meta já no início da vigência do Plano.
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