Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DESAFIOS E RECONSTRUÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Gleisa Pereira de Souza Lima, Márcia Martins Ornelas, Gabrielle Araujo Costa, Lucas da Conceição Santos

Resumo


O ano letivo de 2020 foi interrompido em março, ao sermos surpreendidos com a pandemia do coronavírus e a imediata suspensão das aulas presenciais nas instituições públicas e privadas. Somente a partir do segundo semestre do ano iniciaram-se as tentativas de retomada do processo educativo, atualmente, a nova modalidade de ensino tem acontecido com aulas remotas. Certamente a pandemia do COVID-19 tem provocado transformações no âmbito acadêmico. No ensino básico essas mudanças têm ocorrido com inúmeras adaptações, seja para os alunos como para os professores. Essas modificações no contexto escolar têm exigido muito trabalho, planejamentos diferenciados, acessos tecnológicos, além de estratégias de ensino que contribuam na aprendizagem dos alunos. Novas mudanças vêm agitando professores, coordenadores pedagógicos e principalmente os alunos nesse novo cenário de acesso à escola. A necessidade do isolamento social corroborou para uma educação emergencial, com a suspensão das atividades presenciais de ensino, tornou necessária inúmeras alterações, principalmente, desafiando a escola e toda a comunidade escolar a se adaptar ao novo contexto social. O relato de experiência tem como objetivo apresentar os desafios enfrentados diariamente pelos professores de Biologia, além de detalhar as possíveis metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem durante as aulas virtuais. Concluímos que é necessário trilhar novos caminhos para ressignificar o método de ensino convencional, buscando novos horizontes no ensino online, assim possamos refletir estratégias viáveis, trabalhar de forma colaborativa, contextualizada, a fim de proporcionar a construção do conhecimento e a aprendizagem de forma motivadora, participativa para os alunos se sintam parte do processo educacional.

Texto Completo: PDF