Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS DE PROFESSORAS EXPERIENTES NA PANDEMIA

Carolina Marini, Bruna Cury de Barros, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali

Resumo


O ano de 2020 foi marcado por grandes desafios em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. Dentre eles, as instituições de educação infantil (EI) tiveram que fazer diversas adequações para dar continuidade às propostas pedagógicas, mesmo que remotamente. Tomando por base tal contexto, este estudo exploratório objetiva investigar as práticas educativas desenvolvidas por três professoras experientes da EI durante o primeiro ano da pandemia no Brasil. Além de serem docentes, as participantes também atuavam simultaneamente como mentoras de professores iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria (PHM) - pesquisa-intervenção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os dados se referem a narrativas escritas pelas participantes em um questionário online aplicado em dezembro de 2020. Para as análises, utiliza-se autores que discutem sobre formação de professores e educação infantil, bem como de pesquisas que abordam o impacto da pandemia para o ensino. As narrativas das três professoras experientes indicam dúvidas e inquietações a respeito do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em sua atuação como professora na EI; a necessidade de flexibilidade para o estabelecimento de vínculo e interação com as famílias e crianças; adaptação da oferta de atendimento às famílias que não dispunham de recursos tecnológicos. Pode-se perceber que as professoras experientes fizeram uso de recursos tecnológicos com finalidade educativa - apreendidos no PHM - na situação do ERE na EI. Por fim, os dados indicam que a participação das professoras experientes no programa se mostrou importante para elas ao oferecer uma rede de apoio para que pudessem lidar melhor com as dificuldades enfrentadas durante a docência na pandemia.

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