Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

VYGOTSKY: SUA TEORIA E A CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO

Eliane da Silva Lima, Jôsy de Souza Paixão Oliveira

Resumo


O presente artigo apresenta Lev Seminovich Vygotsky sua vida e obra, bem como seu teórico-metodológico sobre a aprendizagem e os desenvolvimentos de pessoas. Entender as suas percepções de mundo, como a cultura e relações humanas. O método escolhido para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, por meio do levantamento da seleção e analise do material publicado de acordo com o tema. Para isso faz se necessário compreender o pensamento de Vygotsky e seus estudos que forma um conjunto de trabalhos elaborados pela Psicologia histórico-cultural. Pretende-se de entender as suas contribuições para a reflexão e construção de ideias no ambiente escolar, identificar a importância do professor compreenderos pressupostos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, para o ensino e aprendizagem. Sendo assim, o ponto de partida do ensino resulta, nas aprendizagens que o professor já realizou em sua vida acadêmica e que o tornam apto a promover o desenvolvimento do pensamento de seus alunos.

Texto Completo: PDF