Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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A EXPERIÊNCIA É A MÃE DA CIÊNCIA? A RELAÇÃO ENTRE A EXPERIÊNCIA E A CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PEDAGOGOS DO PIBID EM ITAPETINGA-BA, NO ANO DE 2018/2019

Raquel da Silva Reis, Daelcio Ferreira Campos Mendonça

Resumo


A pedagogia é pensada prioritariamente como formação de professores da educação infantil e ensino fundamental conforme salienta a resolução (BRASIL, 2006) em vigor. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições das experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para formação inicial dos discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-ITA), no aspecto da formação para o exercício da pesquisa cientifica. Trata-se de um trabalho de campo, de cunho qualitativo. Na coleta de dados utilizamos o questionário com perguntas abertas para uma amostra de 10 (dez) graduandos de pedagogia, sendo 5 (cinco) do PIBID e 5 (cinco) da graduaçãovisando analisar e interpretar a opiniões e valoresindividuais de cada um, a respeito da Pedagogia como ciência da Educação. As principais categorias de análise deste estudo são sustentadas em: Romanini (2010), Larrosa (2002), Viana (2018), Piaget (1970), Rovaris (2012), Libâneo (2001), Walker (2012), Gil (2007), Gerhardt (2009), Ecco (2015), Nogaro (2015) e Silveira (2009). E como aparato legal: A constituição Federal de 1988 e a LDB. Como resultado dessa pesquisa, evidencia-se a relevância da Pedagogia como ciência da Educação, mas para isso deve haver mudanças na prática pedagógica e em sua legislação. O PIBID, de fato, contribui para essa formação docente, pois, a oportunidade de pôr em prática tudo que é vivenciado em teoria, estimula a pesquisa e a produção de conhecimentos.

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