Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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A GRAMÁTICA NORMATIVA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR PARA OS TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO

Caique Souza Alves, Maíra Avelar Miranda

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar as semelhanças e diferenças entre o livro didático de Língua Portuguesa e a Gramática Normativa / Tradicional, em relação a forma de abordar tópicos gramaticais. Como recorte, escolhemos a Gramática Tradicional (GT) de Cegalla (2008) e o livro didático do segundo ano do ensino médio Português contexto, interlocução e sentido, de Abaurre e col. (2016). A seleção da GT de Cegalla é justificada por ser uma gramática que está presente nas escolas e por apresentar uma linguagem mais simples dos conteúdos; o livro didático foi escolhido por ser um livro atual que tenta abranger alguns achados da Linguística Moderna. Optamos por investigar o tópico gramatical tradicionalmente conhecido como termos acessórios da oração, pois este abrange reflexões semânticas, lexicais e textuais. Acreditamos que, embora os livros didáticos atuais tentem se distanciar de um estudo tradicional da linguagem, eles ainda refletem uma forte base apoiada nas Gramáticas Tradicionais que acaba se projetando na forma como o professor aborda as investigações linguísticas em sala de aula. Este estudo é embasado pelas discussões de Bagno (1999) e Marcuschi (2000). Julgamos que este estudo, assim como outros que se preocupam em contribuir com o debate sobre o espaço da Gramática nas aulas de Língua Portuguesa, contribui com a formação dos alunos de Letras e produz reflexões importantes para os professores de língua materna.

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