AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM TEMPO PANDÊMICO: UM ESTUDO DE EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO E APRENDIZAGENS NARRATIVAS COM PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE CORDEIROS
Daniela Gomes de Oliveira, Marilete Calegari Cardoso
Resumo
Buscar o sentido que a própria avaliação detém, demanda perguntar não apenas como fazê-la, mas, também, refletir sobre o para quê e o porquê dela. O presente trabalho surgiu a partir da pesquisa de mestrado, em desenvolvimento, com o objetivo de compreender os sentidos produzidos pelas docentes, a partir de um ateliê virtual inspirado nas “narrativas experipoiéticas” (CARDOSO, 2018) escritas e/ou orais, acerca das práticas avaliativas, realizadas frente ao tempo de pandemia Covid 19, no município de Cordeiros. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de estudo de caso, que será realizada numa determinada escola da rede pública do município de Cordeiros /BA, com a participação de seis professoras. O objetivo deste trabalho é versar sobre a necessidade de uma discussão acerca da avaliação de aprendizagem para o ensino remoto, bem como dar visibilidade ao espaço de formação Ateliê virtual experipoiético – trazendo para discussão as “ressonâncias sensíveis compartilhadas”(CARDOSO,2018), como uma forma de aprendizagens narrativas, e como possibilidade de um terceiro espaço de experiência e formação - um trabalho de parceria escola - universidade, mediado por uma concepção orgânica e estética de formação.
Texto Completo: PDF