Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E AVALIAÇÃO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES

Fábio Vasconcelos Araújo, Tiago Nicola Lavoura

Resumo


Este texto tem por objetivo apresentar algumas aproximações acerca das relações essenciais e necessárias entre a avaliação e a organização do trabalho docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, considerando-se os elementos fundamentais que determinam o par dialético objetivo-avaliação na atividade de ensino/aprendizado. A organização dos elementos que compõem o trabalho docente constitui uma preocupação diária de todo professor em sala de aula e a avaliação ocupa, ou deveria ocupar, posição central nesse processo. Na contramão das pedagogias hegemônicas da atualidade, de hipervalorização do individualismo, do imediatismo, do esvaziamento cultural e do rebaixamento do papel da escola e, consequentemente, do professor no processo de formação humana, a pedagogia histórico-crítica defende que na construção de uma educação escolar humanizadora, os conteúdos, os objetivos e os métodos existentes na prática pedagógica e orientados à formação dos sujeitos-destinatários, só podem ser adequadamente utilizados e articulados se os processos avaliativos forem empregados de maneira correta e estiverem presentes em todas as etapas do trabalho docente. Apesar de apresentar informações preliminares, espera-se de algum modo, ser possível contribuir com as discussões em torno desta temática.

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