Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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POR UMA ABORDAGEM DA INDISCIPLINA NO ENSINO GEOGRÁFICO

Érica Vieira Souza, Glauber Barros A. Costa

Resumo


A pesquisa apresenta as implicações da indisciplina no ensino da Geografia. Tem por objetivo compreender como a indisciplina interfere no processo de ensino da Geografia e mobilizar os professores para trabalharem o tema em suas aulas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica dos seguintes teóricos: Aquino (1996), Danke (2007), Rego (1996), Golzens (2003), Knopp (2008), Cavalcanti (1998), Callai (1999), Castrogiovanni (1999), Vesentini (1995), Alves (2017), Arroyo (2020) e Silva (2001). O artigo está dividido em duas partes: primeiramente, fala-se da indisciplina e, posteriormente, do ensino da Geografia. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa, obtida com a coleta de dados realizada num colégio público estadual, cujos participantes foram dois professores de Geografia e dois alunos. Os instrumentos de coleta utilizados foram a observação e a entrevista semiestruturada. A análise de dados foi feita através da análise do discurso (CHIZZOTI, 2006). Os resultados mostram que a presença da indisciplina na sala de aula é uma dificuldade ao ensino da Geografia. Desse modo, as considerações partem da necessidade de mais diálogo entre professores e alunos e da necessidade de discutir a indisciplina nas aulas de Geografia.

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