Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE LITERATURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Mateus Freire Santana Silva, Rayara Morais Sampaio, Manoela Freire Correia, Zeneide Paiva Pereira Vieira

Resumo


O presente artigo aborda e salienta a relevância de se trabalhar a Literatura sob a égide interdisciplinar em sala de aula. Para tanto, descreveu-se a criação e implementação de um projeto interdisciplinar, realizado por professores e licenciandos em um colégio público de Vitória da Conquista, levantando discussões e desafios engendrados no ensino de Literatura no espaço escolar. Neste sentido, buscou-se, ainda, investigar a interdisciplinaridade na perspectiva de documentos que endossam a educação no Ensino Médio, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), bem como as contribuições de autores que vislumbraram a prática pedagógica e o ensino de Literatura em seu aspecto dinâmico e multifatorial, sendo estes: Ivani Catarina Arantes Fazenda, Heloísa Lück, Ivanda Maria Martins Silva e Maurice Tardif.

Texto Completo: PDF