Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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SABERES E FAZERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Tânia Maria de Carvalho Câmara Monte

Resumo


O presente estudo se trata da investigar os saberes e fazeres que os docentes do Curso Técnico em Guia de Turismo do IFRN julgam necessários a prática docente na educação profissional. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica para aprofundamento do tema, da análise do Projeto Político Pedagógico do curso e da aplicação de questionário com professores do Curso Técnico Subsequente de Guia de Turismo do IFRN, do Campus Cidade Alta. A mesma se justifica em função das inquietações no tocante ao processo de ensino e de aprendizagem no curso e a reflexão sobre os saberes e fazeres docentes, bem como os desafios enfrentados na educação profissional.Constamos que as principais dificuldades dos professores na EPT não licenciados, como os bacharéis e tecnólogos podem estar nas rotinas didático-pedagógicas, tais como: planejamento, duração das aulas, distribuição dos períodos letivosou seja, nos “saberes curriculares”, bem como a metodologia, na padronização de um processo ou a produção de uma fonte de informação, visto que essa formação pedagógica não está contemplada na formação de bacharéis e em função das especificidades e complexidades do campo, porém ficou clara a busca desses em suplantar esses fatores, através da constante atualização profissional.

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