Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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REELABORAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM IGUAÍ/BA EM TEMPO DE COVID 19

Edcleide da Silva Pereira Novais, Daélcio Ferreira Campos Mendonça

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de elaboração do Documento Curricular Referencial de Iguaí/BA, bem como as possibilidades e limites, levando em consideração o período da Covid 19. A discussão proposta foi estabelecida dentro do contexto da Pandemia devido a Covid-19. As principais bases teóricas que sustentam este estudo estão pautadas em: Brasil (2020) e Bahia (2017, 2019). Quanto aos aspectos metodológicos, realizou-se a pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas com integrantes do Grupo de Estudos e Aprendizagens (GEAs) e pesquisa documental com análise do Documento Curricular Referencial de Iguaí/BA e plano de ação para Educação Especial. Sobre a estrutura do texto, apresentam-se alguns aspectos relacionados a Educação Especial no Brasil e em Iguaí/BA. Feita essa exposição, constata-se que, a construção do Referencial Curricular para a Educação Especial buscou valorizar e reconhecer as especificidades dos estudantes com deficiência ou necessidades educacionais especiais. Mesmo enfrentando algumas dificuldades, devido ao distanciamento social, foi possível construir uma proposta pedagógica pensada a partir dos pressupostos da Educação Especial para uma escola inclusiva.

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