ENTRE A PLATÉIA E O PALCO ESCOLAR: MEMÓRIAS DE UMA GRADUANDA EM PEDAGOGIA ASPIRANTE A ARTE-EDUCADORA
Beatriz Rodrigues Lima, Brenda Luara dos Santos de Souza
Resumo
Este trabalho é resultado das memórias que constituíram meu processo de formação até a graduação em Pedagogia. As contribuições feitas foram obtidas através das vivências ainda na educação básica, que ganharam novos significados após a primeira experiência de estágio como auxiliar de classe em uma escola da rede privada do município de Vitória da Conquista-Ba, e no contato com a prática educativa em Arte da CazAzul Teatro-Escola. O objetivo foi refletir sobre as faces que envolvem o processo de formação e o fazer docente promovendo um olhar sobre as necessidades de uma ação educativa atravessada pelos princípios da Arte. Assim, as reflexões feitas partem de indagações pessoais a respeito de qual seria o papel e lugar do educador e do artista no processo de ensino-aprendizado visto sob a perspectiva de uma arte-educação, de modo a entender quais seriam suas implicações para a formação do educador-educando com foco no arte-educador.
Texto Completo: PDF