INTERDISCIPLINARIDADE E DOCÊNCIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA BAHIA: QUE FORMAÇÃO?
Luana Santos Melo, Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros
Resumo
Os documentos oficiais mais recentes para a educação brasileira enfatizam hoje o que já vem sendo tema de estudos e discussões nas últimas décadas e que, aos poucos, foi ganhando espaço nas legislações e diretrizes da educação: o ensino interdisciplinar. No entanto, essas orientações não advêm de um contexto de formação docente que o capacite para a prática interdisciplinar. Nesse sentido, este trabalho visa discutir a interdisciplinaridade no âmbito da formação continuada de professores da Rede Pública de Ensino da Bahia, considerando os desafios postos para atender às orientações curriculares numa perspectiva que vai de encontro ao modelo de formação que tiveram esses profissionais. Através de um levantamento bibliográfico e documental, este estudo visa discorrer sobre as orientações previstas na Resolução CNE/CP nº. 1, de 27 de outubro de 2020, nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (2013), a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017), o Documento Curricular Referencial da Bahia (2020) e o Documento Orientador de Implementação do Novo Ensino Médio na Bahia (2020), aliadas às reflexões de Fazenda (2008), Pombo (2008), Nóvoa (2019), Fávero et. al. (2018), dentre outros estudos feitos na área. Com isso, pretende-se contribuir para o fomento à criação de cursos de formação continuada que forneçam aos docentes atuantes na Rede Pública de Educação Básica da Bahia subsídios teórico- metodológicos para a prática interdisciplinar efetiva.
Texto Completo: PDF