NARRATIVAS DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REFLEXÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Bruno Ribeiro Silva, Ádria Pires Bispo, Alday de Oliveira Souza, Francisco Antonio Rodrigues Setúval
Resumo
A formação de professores em ensino de Ciências e Biologia diante do Ensino Remoto Emergencial (ERE) por conta da pandemia do Covid-19 tem possibilitado reflexões no que se referem aos desafios da prática docente nos espaços escolares e acadêmicos. Assim, o presente artigo trata de uma experiência vivenciada com graduandos do 4º semestre 2019.2 do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, a qual apresenta uma carga horária de 75 horas, sendo 30 horas de crédito teórico e 45 horas de estágio de observação. Tal experiência parte de uma sequência de aulas síncronas presenciais de estágio de observação no ERE, especificamente, desenvolvendo lives virtuais, com a participação de professores graduados em ensino de Ciências e Biologia e em Letras que atuam no ensino básico. Os resultados obtidos são provenientes das narrativas dos professores palestrantes, sendo que as reflexões e as discussões geradas foram analisadas através das escutas dos graduandos. As análises realizadas partiram da escolha de frases das narrativas de acordo com o que julgamos de sentidos importantes para evidenciar as discussões de modo a articular os seus significados e desdobramentos no estágio de observação no ERE com a formação inicial docente no ensino de Ciências e Biologia. Os resultados, de modo geral, apontam que as narrativas dos palestrantes foram essenciais para reflexões sobre a formação da identidade docente, bem como da importância de ações coletivas nas práticas pedagógicas e gestoras.
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