Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

OS SABERES DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: A REALIDADE DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA

Rafaela Alves Silva, Nandyara Souza Santos Sampaio

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida a fim de cumprir os requisitos obrigatórios da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, ministrada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié. Buscamos, nessa investigação, conhecer quais são os saberes necessários para a atuação do professor em classes de alfabetização. Nesse sentido, partimos da seguinte questão de pesquisa: quais são os saberes necessários para que o/a professor/a alfabetizador/a exerça o seu ofício? Para responder à questão posta, utilizamos como instrumento de recolha de dados o questionário, que foi aplicado com oito professoras de três escolas públicas do município de Jequié-Ba. Com o intuito de embasar teoricamente este estudo, nos debruçamos nos escritos de autores como Tardif (2002), Anastasiou (2002) e Gauthier et. al. (2006), que discutem as concepções de formação de professores, além dos saberes docentes necessários à prática educativa. Para realizar a análise de dados, nos apoiamos na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), a qual nos auxiliou no processo de elaboração das categorias que compõem este trabalho e nos revelou que o/a professor/a alfabetizador/a possui uma gama de saberes, advindos da formação inicial e/ou continuada, bem como da experiência em sala de aula. Portanto, constatamos que o ofício docente é extremamente complexo, uma vez que o professor precisa se apropriar de diversos saberes para obter êxito no processo de ensino-aprendizagem, sendo necessária uma formação consistente que atenda às exigências pedagógicas do processo de aprendizagem da lecto-escrita.

Texto Completo: PDF