Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ATUALIDADE

Jaciara de Oliveira Sant´Anna Santos, Andréia Cristina Freitas Barreto, Marcolino Sampaio dos Santos, Solange Balisa Costa

Resumo


A formação docente no Brasil vem passando por inúmeras transformações, num cenário claramente marcado por permanências neoliberais, crescimento desenfreado das licenciaturas à distância, bem como a dissociabilidade entre formação específica e docente. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar o processo formativo do professor na atualidade e o distanciamento entre a formação profissional acadêmica e o campo de trabalho (ação pedagógica). A questão principal da investigação: Os procedimentos metodológicos docentes têm atendido aos desafios da prática pedagógica na atualidade? Essa questão é relevante, pois, atualmente, o percurso formativo educador tem sido palco de intensos debates e reflexões diante dos diferentes contextos em que se investiga e problematiza. Metodologicamente o trabalho ancora-se na abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental, e teve como sustentação as mudanças desse tempo e em especial a legislação da Educação Brasileira, materializada nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei: 4024/61, 5692/71 e 9394/94 e também nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação do Professor da Educação Básica. O aporte teórico foi com base nos seguintes estudiosos: Apple (2006); Giroux (1987 1992,1997); Gatti (2000 2002); Soares (2006); Foucault (1998 2009); Sacristán (1999,2000); Saviani (2009); Tardif (2000); entre outros. Os resultados demonstram que a formação inicial não tem conseguido atender as demandas do novo tempo, pois os currículos dos cursos de licenciaturas não têm cumprido sua finalidade, apesar da ampliação da carga horária em relação à formação pedagógica.

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