INFLUÊNCIAS DAS TENSÕES NA CONSTRUÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA-MENTORA INICIANTE
Jéssica Francine Ferreira da Silva, Tarciana dos Santos Pinheiro, Aline Massako Murakami Tiba, Ana Paula Gestoso de Souza
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar tensões de uma professora-mentora iniciante, reveladas ao longo de sua participação em um programa de mentoria, e entender como se relacionam com o processo constitutivo de sua identidade profissional. Pautada em uma abordagem qualitativa, esta pesquisa, de caráter interpretativo, teve como materiais de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas e narrativas de avaliação e autoavaliação, como fonte primária de dados, e diários reflexivos e reflexões de aprendizagens, como fonte secundária. Os resultados revelaram que a professora-mentora vivenciou tensões relacionadas ao uso das ferramentas digitais; ao ser mentora iniciante; às propostas de atividades no referido programa; ao trabalho com as professoras iniciantes e suas demandas formativas etc. Evidenciaram, ainda, que, por ser iniciante na função de mentora, vivenciou inseguranças, incertezas e dilemas que se assemelham com os de professores em início de carreira. Além disso, o programa de mentoria parece ter se configurado como um cenário eficaz para o processo formativo e para a construção identitária da mentora, uma vez que a formação docente ocorre por meio de um processo contínuo de desenvolvimento profissional que envolve diferentes contextos e fatores.
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