Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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PEDAGOGIA, GÊNERO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL? O QUE DIZEM AS PESQUISAS DO IBICT (2004-2018)

Nilson Sousa Cirqueira, José Valdir Jesus de Santana, Flávia Cristina Batista Caires, Reginaldo Santos Pereira

Resumo


Esse trabalho teve como foco de análise recuperar alguns trabalhos produzidos no cenário nacional, os quais têm problematizado a formação docente com base nas relações de gênero no curso de Pedagogia. O procedimento utilizado para a busca de trabalhos que convergissem com a temática foi feita na web, mais precisamente na biblioteca digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O período de busca e seleção dos trabalhos que convergem com a temática abarcou pesquisas do ano de 2004 até 2018. Após as análises dos trabalhos é perceptível que a maioria dos (as) docentes possuem alguma familiaridade com a temática e admitem ainda ser problemático os discursos heteronormativos, biológicos e religiosos, pois excluem pessoas e causam sofrimento. De outro lado, as pesquisas também revelam a presença de discursos de docentes que não reconhecem a diferença.

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