Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Ângela Maria Solano de Moura, Larissa Hellen Morais de Queiroz, Thaís da Salete Gomes da Silva, Iure Coutre Gurgel

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância dos saberes pedagógicos de dois professores dos anos iniciais da educação básica e como os mesmos contribuem para a formação docente, verificando a aplicação em sala de aula a partir de uma relação com as práticas pedagógicas e as dificuldades encontradas na docência. Para contribuir com esse estudo, fez-se necessário uma pesquisa qualitativa, através de uma pesquisa bibliográfica, acompanhada por uma entrevista estruturada e aplicada com dois docentes da instituição na qual foi realizada a pesquisa. Como arcabouço teórico, nos fundamentamos nos estudos de: Lima (2010), Marcelo (2009), Mello (2000), Tardif (2002), Pimenta (1999), dentre outros. Os resultados apontam que os docentes participantes reconhecem a importância que esses saberes possuem para se repensar a prática e redimensiona-la, possibilitando ao professor o desenvolvimento da reflexividade, estabelecer uma relação entre a teoria e prática bem como, avaliar o trabalho diário.

Texto Completo: PDF