VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DO PIBID: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS
Jaine Angélica Rodrigues, Karine Benevides da Silva, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Sandra Alves de Oliveira
Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo descrever os momentos experienciados pelas bolsistas de Iniciação à Docência (ID) no subprojeto “Laboratório de Práticas Pedagógicas do Campus XII/UNEB: práticas de letramento e numeramento no contexto da formação dos pedagogos” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia do Departamento de Educação de Guanambi (DEDC), Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O Pibid proporciona a inserção dos futuros docentes no ambiente escolar antes da realização dos estágios supervisionados, e a aproximação entre a universidade e a escola básica, como espaços formativos de aprendizagem da docência. A proposta de intervenção do subprojeto do Pibid/Campus XII/UNEB, realizada em salas de aula de escolas-campo do município de Guanambi, estado da Bahia, no período de 14 de agosto de 2018 a 15 de fevereiro de 2020, contemplou práticas de alfabetização, letramento, numeramento, oficinas e grupos de estudos vivenciados na universidade e nas escolas parceiras desse programa, com a participação da coordenadora de área, mediadora dos encontros formativos, das supervisoras e dos bolsistas de ID. Neste trabalho, compartilham-se experiências formativas partilhadas pelas bolsistas de ID, durante 18 meses de atuação no subprojeto do Pibid. As atividades desenvolvidas na universidade e nas escolas-campo contribuíram para a ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos dos futuros professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, para o crescimento pessoal e profissional e para a construção da identidade docente, além de proporcionar reflexões sobre a formação de pedagogos(as).
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