Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PROPOSTA DE TRABALHO REALIZADA NO CURSO DE PEDAGOGIA

Karen Alessandra Neves Aguiar, Larissa Monique de Souza Almeida Ribeiro, Sidinei de Jesus Queiroz, Vânia Aguiar Santos

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar algumas reflexões sobre a experiência desenvolvida na atividade do Projeto Interdisciplinar Didática e História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, uma proposta de trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Didática e História e Cultura Afro-brasileira e indígena do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XX em Brumado, que ocorreu entre os anos 2019 e 2020. Com o intuito de organizar e desenvolver um plano de aula para alunos entre 6 a 7 anos do 1° ano do Ensino Fundamental que articulassem conhecimentos específicos das duas disciplinas, optou-se pela confecção de instrumentos para a valorização da cultura africana e indígena nos anos iniciais da criança. Para a formação dos docentes, o projeto teve etapas importantes, a saber, a participação, a observação e a execução de uma atividade com a duração de 40 minutos. No decorrer da atividade, percebeu-se a curiosidade e participação das crianças com os instrumentos e a dança, o que ocasionou a boa interação dos alunos na realização dela. Foi possível perceber a importância da práxis na formação do futuro professor, sendo que a teoria e a prática são aliadas no fazer pedagógico, além de destacar a valorização da diversidade cultural nos anos iniciais da formação das crianças.

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