Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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OS DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES(AS) RECÉM-FORMADOS(AS) E A ALFABETIZAÇÃO

Lilian Cristina Fonseca Menezes, Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros

Resumo


O conceito de formação de professores(as) não é suficiente para se discutir a identidade docente, já que reduz aos aspectos da formação inicial e continuada. Sendo assim, o conceito de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) tem sido mais apropriado, pois acredita-se que esse seja um processo ao longo da vida (MARCELO, 2009). Esse artigo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), visa discutir os desafios presentes no DPD de professores(as) recém-formados(as) inseridos(as) no processo de Alfabetização dos(as) discentes, nos Anos Iniciais. Para isso, a pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, e se dará por meio da análise das publicações das revistas Pro-Posições e a Revista Brasileira de Alfabetização. Os resultados mostram que são muitos os desafios a serem enfrentados pelos(as) professores(as) recém-formados(as), tais como a gestão do tempo e do espaço, a importância dos saberes docentes, a reflexão de suas práticas pedagógicas, o impacto da infraestrutura e o compromisso dos(as) docentes com a interdisciplinaridade. As considerações desta pesquisa apontam para a necessidade de se continuar investigando o DPD como também a relevância da Coordenação Pedagógica na orientação de professores(as) recém-formados(as).

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