Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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A IMPORTÂNCIA DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Lilian Cristina Fonseca Menezes, Fátima Santa Fé Borges, Luciana Sedano, Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar, nas publicações, da área de Educação, quais as contribuições do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) para a formação docente na perspectiva do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), dada a importância desse profissional para a promoção da formação efetivamente continuada, junto aos professores(as), considerando a carreira docente como um processo contínuo e viável para o desenvolvimento profissional de docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, pois buscou-se investigar as discussões de artigos publicados nas plataformas CAPES e SCIELO, dos últimos 10 anos. Foram mapeados 45 artigos, entretanto somente 4 artigos foram selecionados para análise dos dados, de acordo com o objetivo da presente pesquisa. Os resultados mostraram que, muitas vezes as atividades desenvolvidas pelos(as) Coordenadores(as) Pedagógicos(as) estão além das do seu trabalho pedagógico, mostraram também que as políticas públicas educacionais influenciaram nas diversas nomenclaturas e na necessidade em se ter pesquisas sobre o desenvolvimento profissional de Coordenadores(as) Pedagógicos(as), já que há poucas publicações sobre essa temática conforme os resultados deste estudo. Portanto, consideramos a função da Coordenação Pedagógica como essencial para orientação e formação de professores(as) na perspectiva do DPD.

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