Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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RELATO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPEVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Andresa Cardozo Correia, Daiane Lopes Sampaio

Resumo


O presente trabalho visa relatar experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado na Educação Infantil, com os alunos da faixa etária de 4 anos. Sendo a proposta, do estágio obrigatório da disciplina do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Campus de Jequié da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É possível observar o embasamento teórico utilizado para auxiliar nas questões relacionadas ao o que é estágio e à importância para o processo de formação, sustentadas pela LDB e autores como Pimenta e Lima (2008) Carvalho (2013), Souza e Bernardes (2015), assim como, também sustentadas pelo próprio plano de curso da Instituição Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. É importante ressaltar as etapas de observação, co-participação e regência, visto que as mesmas desenham todo o percurso a ser realizado na escola. Com essas experiências é possível ter uma noção do que é ser um professor, como se portar, ver como é a relação professor-aluno, professor-professor, gestão-professor, família-escola. E possível observar como é um funcionamento da escola, as suas ações, os seus planejamentos e as suas aplicações. Além disso, através dessas experiências com a prática docente, é que vão se construindo uma identidade e perfil profissional, visto que é durante todo esse processo de estágio supervisionado, que o sujeito começa adquirir/ construir conhecimentos e assumir, assim, uma teoria que esteja embutida em sua prática.

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