Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

Janaína Alves de Oliveira Serejo, Nilma Margarida de Castro Crusoé

Resumo


Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de Mestrado, em andamento, que se propõe a analisar a organização Prática como Componente Curricular (PCC) nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Neste estudo, apresentamos o mapeamento do material já publicado sobre a PCC. A coleta dessas informações, nomeada de estado da arte, permite que o pesquisador examine como vem sendo abordada a temática ao longo dos anos. No levantamento, delimitamos o período entre 2015 e 2020 e selecionamos os descritores Prática como Componente Curricular e Resolução CNE/CP nº 02/2015. Encontramos e analisamos 11 produções acadêmicas nas principais Bases de Dados vinculadas à área de Educação: 05 (cinco) da ANFOPE, 01 (uma) da ANPED e 05 da CAPES. Identificamos que a maioria dos textos dialogou com o nosso objeto de estudo, uma vez que trata da organização, concepção e desenvolvimento da prática curricular e a sua contribuição para a formação dos professores no Ensino Superior. Os resultados da pesquisa bibliográfica apontam que, de forma abrangente, o desenvolvimento da PCC é feito de múltiplas formas nas IES distribuídas pelo país, demonstrando falta de uniformidade ou de conformidade com as normativas vigentes. O currículo de alguns cursos de licenciatura não prevê ou acaba desenvolvendo a PCC de diferentes formas nos cursos. Observamos certa dificuldade, dos atuantes da educação, em associar a teoria à prática no processo de formação profissional docente.

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