Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA

Márcia Lima Xavier

Resumo


O presente artigo faz uma reflexão acerca do Currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas do Município de Jequié-BA, sob a perspectiva dos pressupostos teóricos de Paulo Freire. É uma análise documental da Proposta do Programa de Educação para Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (PROEPJAI) numa abordagem qualitativa com análise documental, que busca analisar se a proposta curricular atende aos principais pressupostos que sustentam a concepção critico-libertador de Paulo Freire. O método Paulo Freire propõe uma concepção popular de educação com o objetivo de possibilitar uma aprendizagem libertadora, com forte teor ideológico, a valorização da cultura e da oralidade, numa relação horizontal entre professor-educador. Na concepção freiriana, a educação está a serviço da libertação do ser humano. Uma educação constituída em detrimento da realidade social Os dados apresentados demonstram que o PROPEJAI, atende no que diz respeito a sua organização de eixos temáticos e conteúdos aos pressupostos que sustentam a concepção critico-libertador de Paulo Freire, pois propõe segundo Lopes e Macedo (2011) pensar o currículo a partir da seleção cultural, daquilo que se é produzido. Portanto, é necessário enfatizar a importância de se pensar o currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), compreendendo as necessidades de aprendizagem dessa modalidade de ensino. Um currículo que desperte no aluno o prazer pela aprendizagem significativa e seja organizado de forma que propicie a formação de um cidadão crítico segundo a concepção de educação libertadora de Paulo Freire.

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