BNCC E A ROTINA ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE AS ALTERAÇÕES, DESAFIOS E IMPACTOS DO NOVO ENSINO MÉDIO
Ítalo Costa Vaz Santana, Reginaldo Santos Pereira
Resumo
O espaço se modifica ao longo dos anos, devido a diversos fatores, como os interesses do sistema capitalista, os pensamentos filosóficos e as necessidades que a própria sociedade emprega. De igual modo, as políticas públicas para educação e a formulação de novos currículos se inserem neste contexto de mudanças, revelando a necessidade de alterações, adaptações e atualizações para englobar, de modo mais democrático os anseios da sociedade. Pensar as alterações das políticas e práticas curriculares revelam a atuação do Estado como regulador dos sistemas de ensino e também as relações de saber e poder que se articulam. Este artigo é resultado de um projeto de dissertação de mestrado que objetiva analisar quais são os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a implantação do Novo Ensino Médio em um município do território de identidade do Baixo-Sul, no estado da Bahia. Com a pesquisa, intencionamos trazer para o debate e reflexão as alterações das políticas curriculares, os impactos e desafios para gestão escolar, o trabalho pedagógico docente, bem como a rotina escolar das escolas de Ensino Médio.
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