CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS
Judácia da Silva Pimentel Carvalho, Reginaldo Santos Pereira
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar um estado da arte sobre o currículo do ensino médio integrado ofertado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio de buscas de publicações de trabalhos acadêmicos, em meios eletrônicos específicos, realizamos um mapeamento das produções brasileiras sobre o currículo do ensino médio integrado. Objetivando com esse estudo exploratório e descritivo, desenvolver uma revisão bibliográfica para observar os principais pontos e enfoques das perspectivas discutidas, com um recorte temporal entre os anos de 2010 a 2019. As pesquisas permeiam desde os aspectos ligados as discussões sobre a superação da dicotomia entre educação e trabalho, até as mais recentes que contextualizam as reformas do ensino médio, embora pouco abordem sobre temáticas como identidade, diferença e multiculturalismo. Dessa forma, consideramos oportuna a ampliação do diálogo com pesquisadores de linhas teóricas e metodológicas diversas, em busca de epistemologias sem essencialismos e universalizações.
Texto Completo: PDF