Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UMA PARCERIA PELA EDUCAÇÃO

Margarete Pereira Fernandes Ribeiro, Susane Martins da Silva Castro, Marinalva Nunes Fernandes

Resumo


O artigo intitulado, “A Formação Continuada de Professores e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma parceria pela educação” é fruto de nossas reflexões como pesquisadoras, professoras e formadoras de professores, cujo objetivo pautou-se em problematizar a Formação Continuada de Professores do município de Riacho de Santana-BA, por meio do Programa do Governo Federal Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), de modo a compreender os impactos nas práticas pedagógicas diárias dos professores. Neste sentido, apresentamos o retrato de um trabalho desenvolvido pelas autoras, no exercício de suas funções pedagógicas no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Riacho de Santana-BA (SME). Para tanto, utilizou-se da pesquisa de campo cunhada na abordagem qualitativa. Os instrumentos de coletas de informações foram as fichas de acompanhamento dos níveis de escrita e leitura dos alunos nas diversas salas de aula, os relatórios escritos pelos professores formadores e a análise dos resultados obtidos pelos alunos durante a vigência do programa, através do aporte teórico-metodológico das narrativas autobiográficas das vivências que impulsionaram as aprendizagens durante todo percurso formativo. O aporte teórico composto por Tardif (2002), Novoa (1991), Pimenta (2005), Ferreiro (1999), Alberti (2004), foi fundamental para análise do tema proposto. O estudo nos possibilitou perceber como as políticas públicas, delineadas por meio do PNAIC influenciou sobre a formação continuada neste município, impulsionada por meio da parceria Município-Federação, contribuindo para a profissionalização dos professores.

Texto Completo: PDF