Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIENCIA DO PIBID-SUBPROJETO DE GEOGRAFIA

Alice Angélica Mafra, Lauro do Carmo Pereira

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiencias vivenciadas por bolsistas de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), do subprojeto de Geografia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em escolas públicas de Vitória da Conquista - Ba, durante o período de setembro de 2018 à janeiro de 2020. O trabalho está pautado no método autobiográfico e foi organizado por tópicos para evidenciar as atividades desenvolvidas de forma institucional, com as oficinas temáticas, as experiências nas escolas, as reuniões entre os grupos, bem como as experiências com a docência. O trabalho foi elaborado por meio de narrativas construídas de dois bolsistas utilizando-se da escrita do diário de bordo como um instrumento de fonte de dados para a compreensão do que foi o Programa, na realidade do subprojeto de Geografia, e como as atividades se afunilaram para a formação docente.

Texto Completo: PDF