Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Mikaelly Adrianne da Silva Targino, Iure Coutre Gurgel

Resumo


O presente trabalho reflete sobre o uso da Literatura Infantil como recurso didático imprescindível no processo de aprendizagem e, enquanto meio de desenvolvimento para o despertar do prazer pela leitura e apreciação crítica do que se lê. Objetiva apresentar a importância e a necessidade da literatura ser trabalhada em sua essência, isto é, de modo a explorar todas as suas possibilidades em sala de aula e contribuir na formação da criança, como um ser diferente do adulto, entretanto, considerando e desenvolvendo sua capacidade crítica e perceptiva. Por sua vez, o trabalho se constituiu por meio de uma pesquisa-ação, ocorrida durante o período de regência do Estágio Supervisionado II, em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de uma Escola Estadual situada no município de Patu/RN. Durante a operacionalização das atividades, fizemos uso de algumas práticas de leitura como: leitura deleite, compartilhada, guiada pelo professor, diálogos e atividades escritas sobre a história lida ou ouvida, com alguns livros de literatura infantil, selecionados com objetivo e planejamento. Para referendar essas questões, nos respaldamos em teóricos, como: ABRAMOVICH (2009), AMARILHA (2013), FREIRE (1921-1997), FRANTZ (1997), ZILBERMAN (2003). Constatou-se transformações positivas que o trabalho com a literatura proporcionou à turma, dentre elas: o aprimoramento da escuta de histórias literárias, ampliação da capacidade de pensar criticamente, falar em público e a criação de uma rotina de trabalho, por parte do professor com as práticas de leitura e escrita em sala de aula.

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