Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MECÂNICA NEWTONIANA: UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA BASEADA NOS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Ramon Alves dos Santos, Felipe Santos Vieira Novaes, Ian Lima Santana, Carlos Takiya

Resumo


Este trabalho tem como objetivo descrever, analisar e discutir a mecânica newtoniana sob uma perspectiva epistemológica, com ênfase nas leis de Newton sobre o movimento. Nesse contexto, apresenta-se uma abordagem baseada nos 3 Momentos Pedagógicos e em obras de divulgação científica, bem como algumas estratégias metodológicas voltadas para o ensino de Física, cujo objetivo é, em essência, tornar o ensino de Física mais condizente com a realidade do estudante. Ao longo do trabalho, buscou-se relacionar cada etapa dos 3 Momentos Pedagógicos com os veículos de divulgação científica, mediante a sugestão de um conjunto de atividades que podem, em potencial, ser aplicadas em sala de aula.

Texto Completo: PDF