Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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O CURRÍCULO PÓS-CRÍTICO E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO DISCURSIVO: UM DEBATE NA ESTEIRA COM MICHAEL FOUCAULT

Eslayne Silva Boa Sorte, Reginaldo Santos Pereira

Resumo


Na esteira com Foucault, buscamos problematizar o currículo pós-crítico e as suas implicações para a construção do sujeito discursivo. A analítica foucaultiana, imprime sob as verdades, uma ideia de veridicção. Através desse processo, o interesse na verdade não reside na perspectiva de comprovação. Trata-se, de suspender as verdades que estão postas e analisar de modo discursivo e cultural, como elas passaram a existir, como e por que foram fabricadas. Se em Foucault os sujeitos são forjados através de relações discursivas que buscam subjetivar determinadas maneiras de ser e estar no mundo, através da tríade, saber, poder e verdade, para os teóricos da educação, o currículo é um espaço privilegiado para os processos de subjetivação. Trazendo estas análises para uma teorização pós-crítica de currículo, percebe-se que neste jogo constante em que se operam diferentes significados e posições, reside-se um aspecto incerto e sempre indefinido em torno das práticas curriculares. Por esta razão, não há o fechamento total da significação, pois o currículo, passa por construções, reformulações e ressignificações, considerando-se o seu caráter modulatório.

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