FORMAÇÃO CONTINUADA E SABERES MOBILIZADOS POR PROFESSORAS ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO SUL DA BAHIA
Edmila Silva de Oliveira, Kássia Hellen da Silva Santos, Eveline de Jesus dos Santos
Resumo
O presente estudo analisa as concepções de professoras em exercício na Educação Básica do Sul da Bahia acerca da formação continuada e sua repercussão no exercício da docência. A abordagem é qualitativa e a técnica utilizada para a coleta de dados foi a conversa interativo-provocativa, criada e utilizada por Nunes (2011). Foram coletadas narrativas de quatro participantes. A análise dos dados possibilitou compreender qual o lugar ocupado pela formação continuada na vida das docentes, bem como a relevância dos processos formativos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas. A partir das reflexões propostas no estudo ficou evidente que a formação continuada não pode continuar sendo entendida como um acúmulo de cursos, mas como um processo contínuo de (des) construção e ressignificação da prática docente, que reflete no aperfeiçoamento dos saberes indispensáveis para a atividade profissional.Palavras-chave: Formação continuada. Exercício docente. Saberes.
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