Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Maria Betânea Oliveira Ferraz

Resumo


Este trabalho se refere a uma autobiografia, no que tange a minha trajetória escolar como experiência formativa, onde descrevo cada etapa com vistas à compreensão do leitor de todo o contexto. Objetivo propiciar uma reflexão das dificuldades, obstáculos e falta de políticas públicas efetivas que inclua todos os indivíduos, assegurando-lhes os direitos garantidos pelas legislações do país, bem como provocar um diálogo sobre os limites e as possibilidades da formação de professores. A partir do perfil de cada docente que encontramos em nossa trajetória escolar, para uns podem ser inspiração e para outros modelos a não ser seguidos. Essas experiências que temos ao longo da vida podem interferir sobre a escolha de ser ou não ser professor e/ou que modelo de professor queremos ser. Este relato é fruto de uma disciplina de mestrado denominada Pesquisa e Formação de Professores de Ciências e Matemática. Dentro de uma abordagem qualitativa, permitiu um olhar para a trajetória, considerando a reflexão do contexto no qual os sujeitos se desenvolvem profissionalmente e sobre os indivíduos na sua integralidade. Esses saberes da experiência afloram na profissão docente, baseados em teóricos como: Saviani (2009), Bondía (2002), Tardif e Raymond (2000), Souza (2006; 2007), Passeggi e Vicentini (2011), abriram os olhares para a narrativa da experiência formativa.

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