Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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FORMAÇÃO DOCENTE E O TRABALHO PEDAGÓGICO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Jayne de Araujo Costa, Sirlene Prates Costa Teixeira

Resumo


Este texto consiste em um recorte da pesquisa de campo de abordagem qualitativa desenvolvida na graduação, intitulada “O Atendimento Educacional Especializado em duas escolas do município de Guanambi-Bahia: Salas de Recursos Multifuncionais”. O estudo foi realizado com o intuito de analisar como acontece o trabalho pedagógico nas Salas de Recursos Multifuncionais em duas escolas do município de Guanambi-BA. À vista disso, realizou-se entrevistas semiestruturadas com as professoras que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais de ambas as escolas e com a coordenadora de Educação Especial do município. Além da entrevista, a observação e o diário de campo também foram instrumentos metodológicos que ajudaram na construção deste estudo. Os dados sinalizaram que o professor da Sala de Recursos Multifuncionais ainda tem enfrentado muitos desafios. Nota-se que apesar das melhorias acontecidas ao decorrer dos anos a inserção do aluno nas instituições educacionais ainda enfrenta problemas, sendo uma delas a dificuldade de articulação do trabalho pedagógico desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais e as salas de aula comuns. A luta pela inclusão acontece, em sua grande maioria, por parte de pessoas que estão engajadas na área da Educação Especial Inclusiva, mas ainda assim existe resistência por parte de algumas destas o que, possivelmente, decorre de lacunas tanto na formação inicial quanto continuada dos professores.

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