Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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ASPECTOS CONCEITUAIS E HISTÓRICOS DA FÍSICA MODERNA: UM FOCO NA DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA NO ENSINO DE FÍSICA

Gabriel Silva Santos, Uendel da Silva Oliveira Santos, Reinaldo Moreira De Aquino Junior, Carlos Takiya

Resumo


O presente artigo é um Relato de Experiência elaborado no decorrer da disciplina Práticas de ensino de Física 3. Vista a alta demanda por conteúdos que se encaixe com o cotidiano dos alunos, os conteúdos do Ensino Médio, no geral, ficam presos à física construída no século XIX, porém o mundo onde eles estão inseridos cada vez mais se utiliza de física moderna em aparelhos e na mídia. Com o intuito de elaborar uma proposta didática para o ensino de Física Moderna, construímos uma linha do tempo que descreve os principais pontos históricos relevantes para a Dualidade Onda- Partícula, com o propósito de que os alunos e professores tivessem uma visão mais ampla de como ocorreram os embates teóricos entre os cientistas. Após este processo, escolhemos trabalhar com o uso de uma simulação PHET, sob o referencial de Gaspar (2005), para explorar melhor o conceito trabalhado e falar sobre o famoso experimento de Young de Fenda Dupla e como ele revolucionou a física. Além disso, indicamos algumas propostas lúdicas com analogias que podem ser trabalhadas pelos professores, se for oportuno. Por fim temos o objetivo de trazer uma visão mais crítica de como podem ser abordados aspectos da Física Moderna para discentes do Ensino Médio.

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