Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE AULA DE CAMPO NO SISTEMA CABRUCA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE ECOLOGIA

Matheus Lau Damasceno, Laís Santos Ventura, Marta da Silva Simões, André Luis Corrêa

Resumo


A aula de campo é uma das práticas metodológicas mais comuns utilizadas pelos professores, que auxilia no processo de construção do conhecimento e promovem a consolidação do aporte teórico trabalhado em sala de aula no âmbito escolar, teoria esta que pode ser encontrada nos livros e compartilhada pelos docentes e discentes. O contato com a realidade e com a natureza tende a contribuir com o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Biologia, pois proporciona aos alunos a possibilidade da construção de saberes sobre assuntos essenciais. Desta forma, este trabalho objetivou relatar a realização de uma aula de campo com alunos de duas turmas do 3° ano do ensino médio de um colégio da rede Estadual de Educação da Bahia, localizado no sul do estado. A aula de campo foi desenvolvida em um Sistema de Cabruca localizada dentro de uma universidade estadual próximo a este colégio, e foi dividida em três encontros: uma aula prévia, a aula de campo e a aplicação de uma atividade em sala. Foram abordados os conteúdos de ecologia, buscando salientar a importância da teoria aliada à prática. Como resultado, a aplicação do projeto contribuiu para os autores e para os discentes das turmas citadas, os alunos tiveram participação em uma experiência nova para alguns, o que possibilitou aos autores aplicação de um instrumento metodológico, além da contribuição para o arcabouço teórico e metodológico referente ao ensino de ecologia.

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