Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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AVALIAÇÕES EXTERNAS E CURRÍCULO: QUEM INDUZ E QUEM É INDUZIDO?

Fabíola Lima Castro, Glauber Barros Alves Costa, Ana Luiza Salgado Cunha

Resumo


O trabalho tem como objetivo discutir a influência das avaliações externas na prática curricular das escolas de ensino fundamental do Brasil. Para tanto, valeu-se de um estudo qualitativo, mediante levantamento e revisão de artigos encontrados em plataformas de publicações científicas sobre a temática. A partir das buscas foram elencados os estudos que têm como escopo de discussão a relação Currículo e avaliação externa, sendo também realizada uma busca em páginas institucionais do Ministério da Educação (MEC), para coleta de dados relativos às políticas de avaliações externas brasileiras. Como primeiros resultados, afirma-se a evidente influência das avaliações externas sobre os currículos praticados nas escolas de educação básica do país, apontando de que forma é impactada (ou não) a qualidade do ensino prestado pelas instituições.

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