Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O ENSINO DESENVOLVIMENTAL COM ENFOQUE NA PEDAGOGIA

Jôsy de Souza Paixão Oliveira, Eliane da Silva Lima

Resumo


Este artigo trata o ensino como um processo que visa facilitar o desenvolvimento da personalidade do ser humano, ressaltando a educação e a aprendizagem sob a perspectiva de Vygotsky, Libaneo e Davydov. Para Vygotsky, a construção do conhecimento não é um processo individual. Em vez disso, é fundamentalmente um processo social no qual as funções mentais de ordem superior são o produto de uma atividade mediada pela sociedade, onde a linguagem é a ferramenta psicológica mais influente. Essas funções mentais de ordem superior se manifestam primeiro no nível social e mais tarde no nível individual. As pesquisas de Davydov tiveram origem na análise crítica da organização do ensino assentada na concepção tradicional de aprendizagem, que leva à formação do pensamento empírico, descritivo e classificatório. Segundo ele, conhecimento que se adquire por métodos transmissivos e de memorização não se converte em ferramenta para lidar com a diversidade de fenômenos e situações que ocorrem na vida prática.

Texto Completo: PDF