Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA TRABALHAR COM A DIVERSIDADE EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

Marcolino Sampaio dos Santos, Gilma Benjoino Oliveira, Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar uma estratégia de ensino utilizada para trabalhar com o tema da diversidade em uma sala de aula do curso de Pedagogia da Faculdade Uninassau. O interesse por este tema se deu da experiência do professor do componente Currículo, Programas e Projetos na turma do quarto semestre do curso de Pedagogia e por presenciar durante as aulas nesta turma algumas manifestações de preconceito e intolerância entre os discentes.Para fundamentar este relato utilizamos documentos oficiais como: A Constituição Federal de 1988; a LDB – Lei de Diretrizes e Bases 9394/96; Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Utilizará ainda autores que debatem o tema como: (CANDAU,2002), (CANDAU e MOREIRA, 2003), (LIMA, 2006), (HEERDT, 2003), (ANDRADE, 2009) entre outros. Constatamos que trabalhar a temática diversidade com a turma revela-se de grande importância para a formação dos acadêmicos de licenciatura em Pedagogia em virtude de que os mesmos além de estarem inseridos em um contexto onde a diversidade se faz presente de diversas formas eles deverão estar preparados para lhe dar com as diferenças que encontrarão como futuros professores. Os resultados evidenciam que após a culminância das atividades com a confecção de uma colcha de retalhos e uma roda de conversa sobe o tema as mudanças obtidas são percebidas no dia-adia dos alunos, pois muitas situações de preconceitos e intolerância foram abolidos da turma.

Texto Completo: PDF