Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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UM DIAGNÓSTICO SOBRE A EFETIVIDADE DOS CURSOS DO PARFOR: A EXPERIÊNCIA DO DCHT/UNEB/CAMPUS XX – BRUMADO

Lucas dos Santos Porto, Sílvia Lúcia Lopes Benevides

Resumo


O trabalho realizou um diagnóstico sobre a efetividade dos cursos do PARFOR – a experiência do DCHT/UNEB/Campus XX – Brumado. Fez-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, de teor bibliográfico e documental, quando foram citados documentos relacionados ao programa e trabalhos que tratavam do mesmo objeto de análise, feitos por outros sujeitos do mundo acadêmico, com o intuito de avaliar a sua efetividade na formação inicial de professores, através de cursos ofertados na UNEB de Brumado. Com isso, identificaram-se algumas das razões pelas quais os profissionais formados não eram aproveitados nas redes municipais de educação; identificaram-se pontos positivos e negativos na formação desses professores; e mensurou- se a metodologia de ocorrência das aulas e respectivas atividades. Nos resultados obtidos, verificou-se que a efetividade, em alguns casos, não ocorreu porque algumas prefeituras dispensaram os sujeitos que se encontravam devidamente capacitados para o exercício docente, muitas vezes para atender aos interesses políticos e/ou particulares dos gestores que se encontravam no poder, o que demonstrou certa inoperância e insensibilidade por parte de alguns deles à razão de existência do PARFOR. Destacou-se a qualidade do ensino ofertado pelas universidades, que promoveram o elo constante entre teoria e prática, apesar da metodologia de ocorrência das aulas e respectivas atividades ser motivo de queixa por parte dos alunos, pois levava a uma sobrecarga de deveres.

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