Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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GÊNERO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS MULHERES NA HISTÓRIA DA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL LANDULFO CARIBÉ EM JEQUIÉ – BAHIA

Thais Jesus Bastos, Claudia de Faria Barbosa

Resumo


É fato que as mulheres estão à frente nos postos de trabalho dos profissionais da educação, mas nem sempre foi assim. Nesse sentido, o presente artigo parte de uma pesquisa de viés bibliográfico e documental, que teve por objetivos analisar de que forma as mulheres participaram do processo de fundação da escola Centro Educacional Landulfo Caribé, localizada no município de Jequié, no estado da Bahia, mais especificamente, descrever a trajetória de inserção da mulher no espaço escolar brasileiro e compreender de que forma a análise da participação delas no processo de fundação da citada instituição contribui para formação e atuação de educadores. Para tanto, prossegue os estudos das autoras sobre a história e memórias da escola Centro Educacional Landulfo Caribé, outras referências em leituras de livros e artigos científicos que abordam sobre a temática. Esta investigação permitiu perceber a necessidade de trabalhar temas de gênero na atuação e na formação continuada de professores, pois, é notório que ainda persiste na sociedade a invisibilidade do papel da mulher no ambiente escolar e principalmente no meio social. Dessa forma, a partir da inserção da temática relações de gênero no meio educacional, pode-se contribuir para a desconstrução de estigmas em torno do papel das mulheres na educação.

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