Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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A EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA REDE PÚBLICA

Rita Lee Lopes Vieira de Jesus

Resumo


Este trabalho analisa a educação remota durante o período de pandemia, considerando o contexto da rede pública e os desafios que a prática docente abarca. A pesquisa se desdobrou em dois objetivos específicos que foram os seguintes: compreender, de maneira breve, as facetas da educação remota; refletir os desafios da prática docente na rede pública tendo em vista o cenário atual pandêmico. O processo investigativo foi realizado no decorrer do primeiro semestre do ano de 2020 onde as aulas já suspensas exigiam ações governamentais para garantir o processo de ensino e aprendizagem. O universo de estudo foi duas instituições escolares públicas localizadas no perímetro urbano de Bom Jesus da Lapa – Bahia. A metodologia se desenhou sustentada nas pesquisas qualitativas, uma vez que permitem melhor a interpretação do fato observado em seu campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. Cabe fixar, pois, que o universo de pesquisa se constituiu por quatro professores da rede municipal, atuantes de duas escolas que ofertam o Ensino Fundamental II. Em linhas gerais, concluímos que a educação remota é um importante instrumento para fomentar provisoriamente os conhecimentos em uma época de pandemia. Entretanto, alguns desafios são vivenciados pelos professores da rede pública, como: o atendimento das orientações da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) no que tange à estrutura das atividades; a pouca habilidade em lidar com tecnologias; e, a dificuldade em contribuir com outras alternativas de aprendizagem devido ao acesso restrito de alunos à internet e às ferramentas de mídia.

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