8 OU 80? AUTORIAS DOCENTES E A PRÁTICA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Pedro Alves Castro, Dinah Vasconcellos Terra
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estabelecer um diálogo com as autorias docentes de professores/as de Educação Física, a partir de suas participações em uma aula na disciplina “Pesquisa e Prática de Ensino III”, ministrada para estudantes do 7º período, da graduação em Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal Fluminense. Metodologicamente, esse momento de partilha na disciplina, foi nomeado de “Giro da Educação Física”, pois o mesmo, a cada quarta-feira, possibilitava um espaço de partilha entre estudantes da graduação e dois/duas professores/as regentes em alguma escola do Brasil. A partir dessa experiência, percebemos que as autorias docentes se manifestam de diversas formas, compondo assim, um quadro diverso para a área da Educação Física, construindo dessa maneira “Educação Físicas”, propostas significativas e que dialogam com os estudantes de cada localidade e suas realidades sociais. Assim, considerando o momento pandêmico, e reafirmando que a Universidade Pública e a Educação em um contexto geral, se fazem de maneira presencial, mas que o virtual é um caminho possível e disponível nesse momento, percebemos que as narrativas dos professores e o diálogo com os futuros professores, são potentes para pensarmos a formação de professores, através de conversas nas quais os/as professores/as regentes se posicionam enquanto sujeitos fundamentais para a formação de futuras gerações de professores/as.
Texto Completo: PDF