Eixo Temático 01 – Estado, Política e Gestão Educacional
Sumário
Artigos
FORMAÇÃO, CARREIRA, SALÁRIO E CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE COMO ELEMENTOS DA VALORIZAÇÃO DOCENTE: MARCOS LEGAIS | |
Abília Ana de Castro Neta, Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro, Juliana da Silva Moura, Berta Leni Costa Cardoso |
A PARTICIPAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BAIANAS NA EXPANSÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD, NO ESTADO DA BAHIA | |
Adriana da Silva Souza, Iracema Oliveira Lima |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ | |
Adriano da Silva e Silva, Fernanda Kelly Barros Lago, Thais Guimarães Moreira, Nádia Adriana de Andrade Moreira |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: OPÇÃO OU IMPOSIÇÃO? - UMA PROPOSTA DE PESQUISA | |
Alana Periquito de Oliveira, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio |
A COMMODIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO MATÉRIA-PRIMA E AS NOVAS METAMORFOSES DO BRAZILIAN ACADEMIC CAPITALISM | |
Alisson Slider do Nascimento de Paula |
GESTÃO DA CLASSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA E ANÁLISE ACERCA DOS PROCESSOS QUE OCORREM NA SALA DE AULA | |
Amanda Santos Silva, Caroline dos Santos Novais, Gabriela Ribeiro Gomes, Rejane Souza Ribeiro de Cristo |
GESTÃO DEMOCRÁTICA: CAMINHO PARA A AUTONOMIA E EFICÁCIA DA ESCOLA | |
Ana Geisa Barbosa Rocha, Vaneusa Silva Pereira, Cintia Paula Camargo Santos Cordeiro, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio |
A LÍNGUA INGLESA, COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NAS NEGOCIAÇÕES, EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO | |
André Luiz Prates Coelho, Ana Lúcia Paiva Luz Prates |
TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR: DESAFIOS PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA | |
Antoniclebio Cavalcante Eça, Claudio Pinto Nunes |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS IES PÚBLICAS BAIANAS | |
Ari Fernandes Santos Nogueira, Iracema Oliveira Lima |
DISPUTAS EM TORNO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE): UMA ANÁLISE DOS PL 4.195/2012 E 3.292/2020 | |
Camila Campos de Lara Jakimiu, Vanessa Campos de Lara Jakimiu |
A ESTRUTURA DE TECNOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA BAHIA: ALGUMAS REFLEXÕES | |
Carina Marjorie Garcia Melo, Lívia Andrade Coelho |
LEI 10.639/03 E PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: CAMINHOS E DESAFIOS | |
Christiane Corrêa de Oliveira |
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E AVANÇOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CORDEIROS - BAHIA | |
Cíntia Paula Camargo Santos Cordeiro, Ana Geisa Barbosa Rocha, Vaneusa Silva Pereira, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio |
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA DA GESTÃO PARTICIPATIVA | |
Cláudia Alves Moreira Ramos, Elize Keller-Franco, Luciane Weber Baia Hees, Vânia Karoline Viana dos Santos Silva |
AS NOVAS FORMAS DE TRABALHO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19 E SUA INTERFERÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO | |
Cláudia Cristiane Andrade Barros, Franciny D’Esquivel Dutra, Berta Leni Costa Cardoso |
OS ESPAÇOS ARQUITETÔNICOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU POTENCIAL EDUCACIONAL | |
Cristina Verônica Santos Novaes, João José dos Santos, Cândida Maria Santos Daltro Alves |
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA COMO UM DIREITO HUMANO ESSENCIAL | |
Daiane Kelly da Cunha Paula, Letícia Figueredo Nascimento Araújo |
PROFESSORES DE BIOLOGIA QUE ATUAM FORA DA ÁREA DE FORMAÇÃO: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
Daiane Nascimento de Almeida, Daisi Teresinha Chapani |
O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO NA PESQUISA SOBRE A GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS | |
Daniela de Sousa Fernandes, Leila Pio Mororó |
EDUCAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICA PARTIDÁRIA: RELATOS E DISCUSSÕES | |
Deise Bastos de Araújo, Gisele Ferreira Amorim |
A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014 – 2024): UM ESTUDO SOBRE A META 17 | |
Edcleide da Silva Pereira Novais, Andréia Cristina Freitas Barreto, Jaciara de Oliveira Sant´Anna Santos, Daélcio Ferreira Campos Mendonça |
OS DESAFIOS FINANCEIROS PARA A GARANTIA DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA E INTEGRAL | |
Edna Alves Pereira da Silva, Iamara Junqueira Sousa Carvalho, Marta Juvênia Navarro Caramelo, Tatiane Santana Cavalcante |
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D): EMPREGABILIDADE NA GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO | |
Elaine Alves Leles |
A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: AJUSTE JUSTO | |
Elizeu da Silva Góis, Soraia Kfouri Salerno |
CONTINGÊNCIA OU PROJETO? A DISPENSABILIDADE DA FUNÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19 | |
Emanuelle Araújo Martins Barros, Claudia Cristiane Andrade Barros, Claudio Pinto Nunes |
EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: PRIMEIRAS IMPRESSÕES A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE DADOS NOS SITES CNPQ E SCIELO | |
Fernanda Cerqueira Candido da Silva, Isabela Fernandes Teles, Emilia Peixoto Vieira |
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PRESENTE NAS INICIATIVAS DA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTADO DA BAHIA | |
Érica Pereira Paraguai Fonsêca, Iracema Oliveira Lima |
INFLUÊNCIAS NEOLIBERAIS NAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: O MERCADO ENTRA EM CENA | |
Fernando Reis Espírito Santo, Christiane Freitas Luna, José Lúcio Santos Muniz |
POLÍTICAS DE COTAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB): apontamentos das pesquisas | |
Gabriel Nardes dos Santos, Gean César dos Santos Nogueira, Lucimara dos Santos, Tatyanne Gomes Marques |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2008-2020) | |
Gildeny de Almeida Rodrigues, Leila Pio Mororó |
FOTOGRAFIA, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA EM CONTEXTO ESCOLAR | |
Hétone Rodrigues Rocha, Wallace Sousa Cruz, Igor Andrade Santos, Carmem Virgínia Moraes da Silva |
A TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO REMOTO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS DO INTERNACIONAL AO LOCAL | |
Igor Tairone Ramos dos Santos, Geysa Novais Viana Matias, Arlete Ramos dos Santos |
ESCOLA E DEMOCRACIA: ELEIÇÕES DIRETAS PARA DIRETORES (AS) NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS | |
Irismar Bastos Viana Junior, Ana Luiza Salgado Cunha |
ACESSO E PERMANÊNCIA AO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA INGRESSANTES NA UNEB- CAMPUS XII | |
Jamile de Souza Soares, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis |
AS DISPUTAS ENTRE OS DISCURSOS NEOCONSERVADORES E NEOLIBERAIS NOS CONTEXTOS DA POLÍTICA BNCC | |
Jéssica Gomes das Mercês Costa, Edinaldo Medeiros Carmo |
IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA E A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA | |
Joanna De Angelis Andrade Santos, Horrana Quetile Santos Pinto, Suzane Tosta Souza |
UBERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO? BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE | |
José Antônio Santos da Silva |
POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO BRASIL: CENÁRIO E PERSPECTIVAS PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS E PÚBLICAS | |
José Wanderley Souza Oliveira, Cândida Maria Santos Daltro |
EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO: APONTAMENTOS IMPORTANTES | |
Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro, Abília Ana de Castro Neta, Juliana da Silva Moura, Claudio Pinto Nunes |
PERMANÊNCIA OU RESISTÊNCIA? EIS A QUESTÃO... A ATUAÇÃO DO PROGRAMA MAIS FUTURO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA–CAMPUS ITAPETINGA, 2019. | |
Karoline Kétery Alves Barbosa, Elizania Costa Silva, Arlene Rosa de Santana, Daélcio Ferreira Campos Mendonça |
CLASSE HOSPITALAR: O QUE NOS REVELAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO? | |
Katiúscia Pereira da Silva Anjos, Sandra Maria Pinto Magina |
A RESPONSABILIDADE DO GESTOR ESCOLAR EM TEMPO DE PANDEMIA | |
Késia Novais Silva Santos, Letícia Moura Corrêa, Leticia Domaneschi Firmiano, Luciane Weber Baia Hees |
O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR: um estudo do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) | |
Laiana Porto do Nascimento, Emilia Peixoto Vieira |
O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O QUE TEM SIDO PUBLICADO NOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SOBRE O TEMA | |
Leila Pio Mororó, Reginaldo de Souza e Silva, Gabriel Silva Santos, Sofia Rose Naedzold Pales |
ACESSO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: assinalando desigualdades sob a ótica da interseccionalidade | |
Likem Edson Silva de Jesus, Carolina Bessa Ferreira de Oliveira, Maria Thayná Severino de Souza, Emily Stephanie Moraes dos Santos |
AS POLÍTICAS DA UESB PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA DE GRADUANDOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Luzia Rodrigues Santos Bitencurt, Claudionor Alves da Silva |
OS DESAFIOS DO ACESSO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE PANDEMIA: Uma análise sobre a assistência estudantil no Instituto Federal da Bahia – IFBA | |
Maísa Dias Brandão Souza |
A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES CAPITAL X TRABALHO DO SISTEMA CAPITALISTA | |
Maisa Oliveira Melo Ferraz, Ennia Débora Passos Braga Pires, Soane Santos Silva, Marilia do Amparo Alves Gomes |
PANDEMIA DE FAKE NEWS NA ERA COVID-19: QUANDO O PROGRAMADO NÃO SAI COMO PROGRAMADO | |
Marcelle Medeiros Teixeira, Dilton Ribeiro Couto Junior |
APROXIMAÇÃO INICIAL DE DESCRITORES PARA REALIZAÇÃO DE REVISÃO DE LITERATURA: O TERMO PROFESSOR EDITOR | |
Marcelo Nolasco Barreto, Claudio Pinto Nunes |
CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UM CAMINHO PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL | |
Maria de Fátima Silva da Rocha |
ESTADO DA ARTE SOBRE A VULNERABILIDADE EMOCIONAL E QUALIDADE DE VIDA NA FORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS | |
Maria de Lourdes Silva, Berta Leni Costa Cardoso |
A RELAÇÃO TRABALHO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: AS INFLUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | |
Maria Orlandia de Melo Belmiro, Arlete Ramos dos Santos |
A DIALÉTICA INCLUSÃO-EXCLUSÃO NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: BREVE ANÁLISE SOBRE A MORADIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA | |
Marilia do Amparo Alves Gomes, Ennia Débora Passos Braga Pires, Maisa Oliveira Melo Ferraz, Soane Santos Silva |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA-CIENTÍFICA SOBRE HOMESCHOOLING NO BRASIL (2010-2020) | |
Marina Carvalho dos Santos, Leila Pio Mororó |
PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE COTISTAS NEGROS(AS) DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA | |
Maurício Sousa Matos, Tatyanne Gomes Marques |
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO CENÁRIO PANDÊMICO | |
Paula Hikari Morita, Soraia Kfouri Salerno |
O SEGUNDO DILÚVIO QUAIS OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB ANO DE 2020 E O DIREITO AO ACESSO À EDUCAÇÃO? | |
Raquel da Silva Reis, Daelcio Ferreira Campos Mendonça |
EDUCAÇÃO COMO DIREITO: DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS EXITOSAS EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Samyr Jardim Ornelas |
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E A INFLUÊNCIA DE ORGANISMOS MULTILATERAIS | |
Sheila de Araújo Paiva, Iracema Oliveira Lima |
O AUXÍLIO FINANCEIRO PARA A PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA DA UESB: UMA AÇÃO À DERIVA DO CAPITAL | |
Siméia Oliveira Nunes Bezerra, Iracema Oliveira Lima |
PERCEPÇÕES SOBRE O PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO COMO PRESSUPOSTO NECESSÁRIO À GESTÃO DEMOCRÁTICA | |
Soane Santos Silva, Ennia Débora Passos Braga Pires, Maisa Oliveira Melo Ferraz, Marilia do Amparo Alves Gomes |
POLITICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO TERRITÓRIO DO VELHO CHICO: IMPACTOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO | |
Solange Balisa Costa, Jaciara de Oliveira Sant´Anna Santos, Adenilson Souza Cunha Júnior |
A IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES DE 2018 NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS/BA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Stephanie Santana Oliveira, Emilia Peixoto Vieira |
O GESTOR ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: PARA UMA RACIONALIDADE CRÍTICA | |
Uly Alves Moreira, Adauto Lopes da Silva Filho |
MELHORIA DOS INDICADORES COMO MÁXIMA E A QUALIDADE RESTRITA AOS PARÂMETROS DO MERCADO | |
Valéria Prazeres dos Santos |
JORNADA DE TRABALHO DOCENTE DAS REDES MUNICIPAIS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO MÉDIO SUDOESTE DA BAHIA NO CONTEXTO DA LEGISLAÇÃO LOCAL | |
Vera Lúcia Fernandes de Brito, Cláudio Pinto Nunes |
GUERRA FRIA E SEU IMPACTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Vitória Souza Cavalcante, Tathiana Noronha Dos Santos, Magnólia Silva Queiroz |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E APRENDIZADO: OS DESAFIOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | |
Walter de Alcântara Filho |
CRIANDO REDES DE CONEXÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA PARA ALÉM DOS ESPAÇOS ESCOLARES | |
Wilma Moura Conceição, Dayane Soares Magalhães, Jéssica Caroline Moura Conceição Pereira, Marinalva Nunes Fernandes |
A VALORIZAÇÃO DOCENTE E O NOVO FUNDEB | |
Zildete Soares Aranha Azevedo, Eliara Cristina Nogueira da Silva Teixeira, Heldina Pereira Pinto Fagundes, Berta Leni Costa Cardoso |
A EXPERIÊNCIA DO CINEMA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA LEI 13.006/14 ARTICULADA COM OS POSTULADOS FOUCAULTIANOS: PODER E GOVERNAMENTALIDADE | |
Mônica Medina Santos Almeida Neves |
CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA | |
MIKAEL JURANDIR DA SILVA |
EDUCAÇÃO E MERCADO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL | |
Sueli Ribeiro Comar, Alexandra Vanessa de Moura Baczisnki |
GESTÃO ESCOLAR: DO TÉCNICO-CIENTÍFICA A DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA | |
Larissa Hellen Morais de Queiroz, Ângela Maria Solano de Moura, Thaís da Salete Gomes da Silva |
TENSÕES E DESDOBRAMENTOS DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: INVESTIGAÇÃO EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NO CEARÁ | |
Anderson Gonçalves Costa, Brena Kécia Andrade de Oliveira |
CONCEPÇÃO TRADICIONAL E CONCEPÇÃO CRÍTICA DA EDUCAÇÃO: BASES HISTÓRICAS | |
Sheila Cristina Furtado Sales, Thaís Furtado Ferreira |